Foto: Leandro Nunes / LBV


Com a proposta de estreitar o vínculo das crianças com a leitura, a Legião da Boa Vontade (LBV) recebeu, na última semana, a visita da Bibliosesc, unidade móvel do Serviço Social do Comércio (Sesc). As crianças atendidas pela instituição participaram de uma série de atividades lúdicas e recreativas, na quadra poliesportiva do Centro Comunitário de Assistência Social da LBV. Na ocasião, as crianças assistiram a uma divertida contação de história, ministrada por funcionários do projeto.


Com essa iniciativa, explica a LBV, a instituição intensifica o trabalho de promoção à leitura, que é realizado em seus centros comunitários e escolas, espalhados por todo o Brasil. Segundo a LBV, o gosto pela leitura se dá desde a mais tenra idade.


Para os pequenos, por exemplo, a instituição adota uma estratégia bem interessante: os livros, que ficam à disposição de suas mãozinhas, apostam nas cores chamativas e nas ilustrações. Explica-se: mesmo que eles não saibam ler, os desenhos e o colorido chamam a atenção dos bebês e  se tornam uma ótima maneira de iniciar o contato com as obras literárias. Apesar disso, os educadores ainda aproveitam esse momento para ensinar canções e outras atividades que auxiliem a desenvolver as capacidades cognitivas.


E com os maiores, o incentivo à leitura se intensifica. As crianças e os adolescentes participam de ações lúdicas e pedagógicas que levam à descoberta deste hábito. Leituras compartilhadas e contação de histórias são algumas das estratégias utilizadas pela LBV para estreitar o vínculo de seus atendidos com os livros.


As unidades sociais e educacionais da LBV contam ainda com bibliotecas e/ou salas de leitura, equipadas com vastas publicações infantojuvenis, que contribuem para a formação dos educandos.


Em Fortaleza, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua Alziro Zarur, 275 — Vila Manoel Sátiro. Para mais informações ligue: (85) 3484-3533.

Sobre a Bibliosesc

O serviço do Sesc visa promover o saudável hábito da leitura, disponibilizando obras infantojuvenis para a população de baixa renda, em escolas e entidades. Durante a visita ao Centro Comunitário de Assistência Social da LBV, as crianças conheceram o vasto acervo da Biblioteca móvel. Os leitores tiveram acesso a títulos da literatura brasileira e de complementação escolar e didáticos. “É muito bom esse momento, porque a gente pode pegar um livro ler, observar e também aprender com ele. Eu gosto muito de ler, então é uma ótima oportunidade para exercitar isso”, disse Ketilli Maria, de 12 anos.


Com informações da LBV Fortaleza

Crédito da Foto: Leandro Nunes / LBV

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here