O convite foi feito aos 175 países filiados à Organização das Nações Unidas para o Dia Internacional do Yoga, 21 de junho: “Todos juntos por um mundo sem estresse e sem violência”.  O Brasil aderiu à proposta e Fortaleza não ficou de fora. Numa parceria entre a Fundação Arte de Viver, da Índia, com o Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará, a celebração local foi realizada na tarde de domingo com música, ensinamentos, aulão de yoga e feira gastronômica vegana no Parque do Cocó, com participação de crianças e adultos.


 


A coordenadora geral do evento, Profª Lúcia Rejane Araújo, vice-diretora do Iefes-UFC e da coordenação local da Arte de Viver, colocou na pauta da programação homenagem a pessoas que contribuíram para a história do yoga no Ceará.  O diretor do Iefes, Prof. Antonio Barroso Lima, entregou placas em reconhecimento ao trabalho da professora Neuza Veríssimo, criadora de escola que leva seu nome e uma das co-fundadoras da Associação Cearense de Estudos e Pesquisas de Yoga (Acepy); e do casal Harbans e Ved Arora, que trocou a Índia pelo Ceará e aqui mantém o Instituto Indiano de Yoga Vivekananda. Na lista, estava o nome do ex-Reitor da UFC,  Raimundo Hélio Leite, que não pôde comparecer.


 


“A gente sabe quantas sementes tem numa maçã, mas não sabe quantas maçãs tem numa semente. Minha missão está cumprida ao ver tantos ex-alunos aqui, agora como professores”, disse Neuza, que já comemorou 43 anos de atividade como professora de yoga. O Prof. Harbans, PhD em Física Quântica, por sua vez, contou bem-humorado quando teve a ideia de levar as práticas de meditação para os seus alunos de física. “Me chamavam de doido”, disse rindo, ele, que é autor de obras de referência como “Ciência moderna à luz do yoga milenar (Editora Nova Era Record) e “Terapias quânticas: cuidando do ser inteiro” (Editora Qualitymark).


 


BENEFÍCIOS


No gramado do Cocó, pessoas de todas as idades, com prática e outras iniciantes, de diferentes bairros de Fortaleza, ouviram explicações sobre os benefícios do yoga, milenar prática física, mental e espiritual nascida na Índia. “Melhora a saúde, a memória e a concentração, aguça o intelecto, diminui o estresse do organismo e aumenta os níveis de energia”, disse a professora Lúcia Rejane. Para além de posturas, yoga é ainda “estilo de vida. Yoga é o que faz você ser estável. Permite que você tenha uma mente calma, feliz e encontre novas dimensões em sua vida”.


 


Num exemplo de articulação e compartilhamento, o Iefes e a Arte de Viver convidaram representantes de escolas de yoga para se revezarem no aulão. O início foi com uma harmonização por meio de sons de taças tibetanas com Ananda Kaur e Mary Campos.  Em seguida, Ved Arora e Lúcia Rejane conduziram exercícios de respiração (pranayamas)  e outros 12 professores deram as instruções para uma série de posturas (ásanas). Nos bastidores, Juliana Muniz coordenou as apresentações e ela mesmo fez uma das sequências. O relaxamento foi ao som do gongo, com o musicoterapeuta Raphael Moreira.


 


A preparação para a meditação final do público foi feita por crianças da Escola Vila. Ao microfone, explicaram que diariamente fazem a meditação vibrando pela paz em suas famílias, “no bairro, na escola, na cidade, no Brasil, nos países do mundo”. A Profª Lúcia Rejane lembrou de pedir um minuto de silêncio em memória do mestre brasileiro, Prof. Hermógenes, pioneiro do Yoga no Brasil, e anunciou, então, a meditação guiada por Sri Sri Ravi Shankar, através de uma gravação em inglês, com tradução para o português feita por um narrador.  Ravi Shankar, líder pacifista criador da Arte de Viver, também defendeu a criação do Dia Internacional do Yoga. Nos telões, foi exibida uma mensagem de Shankar especialmente para o Dia Internacional do Yoga.


 


A celebração em Fortaleza terminou com cantos de mantras, entoados por um grupo formado por Nello Baia Junior, Akal Muret Singh, Solange Valle, Amar Roop Singh, Helder Lima, Eve Leal, Raphael Moreira e Ananda Kaur.


 


Como o yoga é uma prática que envolve os diversos aspectos do viver, o evento também contou com uma feira gastronômica de alimentação vegetariana vegana, sob coordenação de André Buzo, da Veg Gourmet, com participações da Flor de Jambo, Malagueta e Nutrição Viva. Para realização do evento, fizeram parte da equipe voluntários da Arte de Viver bem como servidores e alunos da UFC.


 


O Secretário do Meio Ambiente do Estado, Artur Bruno, e o gestor do Parque do Cocó, Paulo Lira, deixaram o público mais feliz diante da possibilidade de realização de outros eventos semelhantes no local.


 


Entre as escolas representadas no encontro, estiveram a ACEPY, Ganesha, Clara Luz, Núcleo Sol, Respire, Escola Vila, Instituto Gaia, Ar+Zen, Instituto Indiano de Yoga Vivekananda, Instituto Neuza Veríssimo, Trikaya e Árvore da Vida.


 


REPERCUSSÃO


Nas redes sociais, participantes do Dia Internacional do Yoga em Fortaleza expressaram contentamento.


 


Guillaz Moreira –  professor de yoga –  Poder fazer parte do Dia Internacional do Yoga em Fortaleza foi uma experiência valorosa. Uma honra sem tamanho estar compartilhando energias em nome de algo que me preenche e me transforma de maneira que isso possa transbordar para o mundo à minha volta.


 


Gorette Braga –  bióloga –   Momento muito especial para nosso planeta. Que o yoga floresça cada dia mais iluminando a humanidade.


 


Vítor Araújo – voluntário da Arte de Viver –  Sabe por que isso transforma?! Porque te leva da respiração errante, ao sopro de força vital!


 


Mais informações: Profª Lúcia Rejane Araújo, Vice-diretora do Iefes – (fone: 85 8818 1692)


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here