O movimento Limpa Brasil – Let’s do it! (www.limpabrasil.net) chega novamente a Fortaleza e realiza diversas ações de limpeza e conscientização no mês de setembro. O movimento de mobilização social começou no Brasil em 2010 e já passou por 22 cidades. No dia 16 de setembro, acontecerá uma palestra ministrada por um dos co-fundadores do Movimento no Brasil, Tião Santos, protagonista do Documentário Lixo Extraordinário do Vik Muniz que foi indicado ao Oscar em 2011, às 9 horas, no Auditório da Cearáportos, no Pecém.


O encontro tem o objetivo de propor um acordo de gestão de resíduos sólidos para 20 empresas do pólo do Pecém. A iniciativa tem parceria do movimento Limpa Brasil com a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante e o Governo do Estado do Ceará.


O projeto conta com a cooperação da UNESCO no Brasil, Ministério da Educação, apoio do Ministério do Meio Ambiente e das prefeituras municipais, e pretende incentivar a reflexão para a mudança de atitude do cidadão brasileiro em relação ao hábito de jogar lixo fora do lixo. Com várias ações programadas já para setembro, o projeto segue até dezembro repleto de atividades, shows e palestras.

Saiba mais

A proposta do Movimento Limpa Brasil – Let’s do it! é criar uma nova cultura com relação ao descarte correto do lixo, além de incentivar a sociedade a limpar e manter as cidades limpas. Por esse motivo, um dos pontos mais importantes do evento é o envolvimento das escolas municipais, com a realização de palestras e seminários, dinâmicas de grupo e gincanas, capacitação de professores e a estruturação dos pontos de coleta de materiais recicláveis durante a semana de mobilização. Esse movimento gera um engajamento da comunidade local e incentiva a transformação de alunos, pais, parentes e profissionais envolvidos em agentes de mobilização, que alertam sobre os malefícios do descarte incorreto do lixo.


Um exemplo de ação educacional com forte engajamento social foi a campanha “Sou Catador”, desenvolvida especialmente para o movimento, que reuniu vários artistas e formadores de opinião, como Chico Buarque, Milton Nascimento, Marília Pera, Seu Jorge, Alice Braga, Lenine, Cássio Reis, Darlan Cunha, Marina Person, Didi Wagner e Marisa Orth, além do “embaixador” do Limpa Brasil – Let’s do it!, Tião Santos. Tião é presidente da Associação dos Catadores do Aterro Metropolitano do Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro, representante do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis e protagonista do documentário “Lixo Extraordinário”, ao lado do artista plástico Vik Muniz.

 
Serviço

Limpeza da Praia do Futuro

Data: 19 de setembro

Horário: 7h30

Local: da barraca Cuca Legal, na Praia do Futuro, seguindo até a barraca Terra do Sol.


*Foto: Divulgação / Limpa Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here