Entre os dias 10 e 14 de setembro, durante os festejos em homenagem à Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte, uma força-tarefa do Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPTCE) concentrará fiscalização em igrejas, pousadas e pontos comerciais para combater o trabalho infantil.  O MPTCE articula a rede de proteção à infância para prevenir a exploração de crianças e adolescentes, principalmente no comércio de artigos religiosos.


Segundo estimativa da Secretaria de Cultura e Romaria, cerca de 400 mil fiéis devem passar por Juazeiro do Norte até 15 de setembro, quando haverá a procissão em homenagem à padroeira do município. A romaria de Nossa Senhora das Dores é a segunda maior do município, fica atrás apenas da romaria de finados.


A campanha socioeducativa vai mobilizar assistentes sociais, conselheiros tutelares, profissionais de saúde e outros servidores públicos. Além das igrejas – dos Salesianos, Franciscanos, do Socorro e Basílica Menor (Matriz) -, as equipes vão percorrer a Praça Padre Cícero, o Centro de Apoio aos Romeiros e vias públicas para identificar crianças e adolescentes em situação de trabalho.

Saiba mais

A ação conjunta e articulada existe desde 2013, quando foi instituído um grupo de trabalho para atuar, de forma estratégica, na prevenção desse tipo de prática. “De lá para cá, já é possível perceber redução expressiva dos casos de exploração e vulnerabilidade”, destaca a procuradora do trabalho Lorena Camarotti. “Hoje essa mobilização existe não só em época de romaria, mas também ao longo de todo o ano, principalmente nos mercados públicos e semáforos da cidade”, detalha.


A mudança do aspecto cultural está entre os principais avanços da ação. “Os romeiros tinham satisfação de dar dinheiro àquelas crianças que cantavam os ‘benditos’ de Padre Cícero, nas ruas. Foi preciso um grande esforço de conscientização sobre os prejuízos desse tipo de prática para a saúde e desenvolvimento emocional e social, na infância”, lembra a assessora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) no município, Fátima Vieira.


Com informações do Ministério Público do Trabalho no Ceará

Foto:  Reprodução / Internet MPT

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here