“Cândido, uma poética espiritual”, produzido pelo grupo Espaço Incerto, de São Paulo, é um dos espetáculos programados para a 13ª Mostra Brasileira de Teatro Transcendental. Trata-se de um monólogo sobre a vida do médium mineiro Francisco Cândido Xavier, o Chico Xavier, e poemas por ele psicografados. A Mostra ocorrerá no período de 19 a 23 de agosto no Teatro do Via Sul, em Fortaleza, e em municípios do interior cearense.


Como nos anos anteriores, o evento tem caráter beneficente. Os ingressos para todos os espetáculos da Mostra já podem ser adquiridos por meio da troca de 2kg de alimentos não perecíveis nos postos localizados nos shoppings Benfica, Via Sul, Aldeota e North Shopping, bem como nas sedes do Grupo Espírita Paulo e Estêvão (GEPE) da Piedade e Água Fria.

Este ano, os alimentos serão doados para sete entidades assistenciais: SAERG (Sociedade de Assistência e Educação Rural de Guanacés), Escolinha SOL – Solidariedade, Operosidade e Liberdade, Casa da Caridade, Lar Nossa Senhora de Lourdes, Lar Santa Mônica, ORA – Obra Rainha dos Anjos – e Campanha Vovô Ari.

ESPETÁCULOS


Além da peça “Cândido, uma poética espiritual”, foram selecionados para a Mostra: “La Nonna” (MG), com Maurício Canguçu e Ílvio Amaral, dupla conhecida pelo sucesso de “Acredite, um espírito baixou em mim”; “O Fantasma da Minha Sogra” (SP), com Ronaldo Ciambroni, que estrelou, na edição passada da Mostra, o espetáculo “Donana”; “O Velório de Mamãe” (CE), com texto de Caroline Secundino Treigher; “Cândido, uma poética espiritual” (SP), um monólogo do grupo “Espaço Incerto”, sobre a vida do médium mineiro Chico Xavier; a comédia “PatÉticos” (RJ), do grupo Amigos da Luz, que apresentou no ano passado “As Irmãs Buonanotte”; além do infantil “Inconto Marcado” (CE), da atriz Danielle Rodrigues, que fez a Narizinho do Sítio do Pica-Pau Amarelo. A programação completa está disponível no site do evento www.teatrotranscendental.com.


Esses espetáculos serão apresentados Teatro Via Sul, mas a Mostra também fará apresentações nos presídios, instituições beneficentes e municípios do interior do Estado. Nas cidades de Quixeramobim, Limoeiro do Norte, Tabuleiro do Norte, Icó, Viçosa do Ceará, Guaraciaba do Norte, Pentecoste, Horizonte e Guaiúba o público poderá assistir às peças “Patéticos,”; Cândido – uma poética espiritual” e “Gandhi, a ética inspiradora”. Para as instituições beneficentes voltadas para o público infantil, Aristides Barros levará seu teatro de bonecos, A Semente da Verdade.

EXPOSIÇÃO ZILDA ARNS


Ainda na programação da 13ª Mostra Brasileira de Teatro Transcendental, está em cartaz até o dia 23 de agosto no Shopping Benfica (Av. Carapinima 2200), em Fortaleza, a exposição cultural sobre Zilda Arns. Por meio de fotos e painéis com textos, o público poderá conhecer melhor a vida, carreira e conquistas sociais da renomada médica pediatra e sanitarista falecida em 12 de janeiro de 2010, no terremoto do Haiti. A entrada é gratuita.

 

A iniciativa da Mostra de Teatro em homenagear a Dra. Zilda este ano se deu pelo fato de a vida da médica ter sido dedicada aos cuidados dos mais necessitados, levando, além de informações, carinho e atenção às crianças pobres brasileiras, o que vai de encontro aos princípios de amor, respeito e solidariedade transmitidos pela Mostra.

CAMPANHA


A 13ª Mostra Brasileira de Teatro Transcendental, evento cultural e solidário que já se consolidou no calendário do Estado do Ceará, vem esse ano com uma abordagem nova, buscando conquistar também o público jovem. Através do tema “Ética e cidadania: vamos usar todo dia”, a Mostra pretende valorizar e destacar os princípios da integridade, honestidade e respeito, com uma linguagem e estética mais moderna e atual.


Umas das peças da campanha, as camisetas, estampam a temática através de mensagens com hashtags, linguagem típica das redes sociais e muita usada entre os jovens, além de termos como “curto” e “compartilho”, também próprios das redes. Dentre as mensagens terão Corrupção #tôfora, Faixa de pedestre #eurespeito, Cidade limpa #eucurto, Ciclista #eurespeito, Gentileza #eucompartilho, Discriminação #tôfora, Fila #eurespeito.


A iniciativa tem como objetivo provocar uma reflexão e uma atitude coerente com as mensagens que estampam. Dessa forma, a pessoa ao usar a camisa se compromete a honrar a mensagem que está vestindo. A campanha está sendo fortemente trabalhada também nas redes sociais da Mostra Brasileira de Teatro Transcendental (Facebook: https://www.facebook.com/teatro.transcendental?fref=ts); Instagram: mostradeteatrotranscendental)


Mais informações: Estação da Luz – (fone: 85 3260 5140) / E-mail: contato@estacaoluz.org.br / Site: www.teatrotranscendental.com


Com informações da assessoria de imprensa do evento

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here