A 13ª Mostra Brasileira de Teatro Transcendental, em parceria com a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus), realiza, pela quinta edição, apresentação de peças teatrais em unidades prisionais da Região Metropolitana de Fortaleza. O Instituto Penal Feminino (IPF) Desembargadora Auri Moura Costa e a Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Clodoaldo Pinto (CPPL II) receberão as peças.


Nesta terça-feira (25), às 9 horas, a peça “Gandhi, a ética inspiradora” será apresentada para os internos da CPPL II. Este ano, o espetáculo faz uma homenagem à fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança, Dra. Zilda Arns Neumann. Na quarta-feira (26), também às 9 horas, será encenado no IPF, o espetáculo “Incontro Marcado”.


Segundo o secretário da Justiça e Cidadania, Hélio Leitão, as atividades de cultura e lazer são fundamentais ao processo de ressocialização. “Por isso, a Sejus buscou manter essa parceria e sonha em ampliá-la, levando peças teatrais a um número cada vez maior de unidades prisionais”, destacou o secretário.


Para Sidney Girão, presidente da Associação Estação da Luz, que promove a Mostra de Teatro Transcendental, levar os espetáculos até as unidades prisionais e também a instituições beneficentes é ampliar o alcance da mensagem do evento. “A gente fala sobre uma arte que leva uma mensagem do bem”, afirma Girão.

Peças

Em “Gandhi, a ética inspiradora”, o pacifista anuncia o início de mais um jejum para despertar a consciência dos líderes do Ocidente e do Oriente para a paz mundial. O jejum que ele propõe é que os povos deixem de se alimentar com pensamentos desequilibrados, preconceitos e sentimentos sombrios. Convida a platéia a fazer uma longa e sensível reflexão sobre a liderança, a não-violência e introduz princípios ético-filosóficos nas relações humanas, falando sobre integração, cooperativismo e amor. Para o Mahatma não havia diferença entre esse ou aquele: todos são seres humanos (e espirituais) buscando experiências terrenas para alcançar nova consciência e evoluir com mais rapidez. Ao final, fala sobre sua trajetória como líder, sobre a importância da conduta única e invoca a fé. “O único tirano que aceito neste mundo é a voz interior, suave e serena.”


Já Inconto Marcado, encena dois contos da literatura brasileira. Fio após Fio, da Marina Colassanti, e Brejo das Flores, do pernambucano Luís Jardim.

Saiba mais

A Mostra Brasileira de Teatro Transcendental é um evento artístico/cultural, que acontece anualmente no Ceará. As apresentações buscam levar como tema a espiritualidade, trabalhando lições sobre amor, fé e altruísmo. Ao longo de 12 anos, a Mostra atraiu mais de 300 pessoas. Ainda não foi contabilizado o público da 13ª edição.


Em todas as edições foram arrecadados cerca de 122,6 toneladas de alimentos, R$ 532.466,30, 11.400 livros, 5.600 litros d’água, além de 1.187 doações de sangue e 584 cadastro


Além das apresentações que foram realizadas no Teatro Via Sul até o último domingo (23), a Mostra também realizou apresentações em municípios do interior do Estado. A Mostra Itinerante se apresentou em Quixeramobim, Limoeiro do Norte, Tabuleiro do Norte, Icó, Viçosa do Ceará, Guaraciaba do Norte, Pentecoste, Horizonte e Guaiúba com o as peças “Patéticos”, “Cândido – uma poética espiritual” e “Gandhi, a ética inspiradora”.


Para as instituições beneficentes voltadas para o público infantil, Aristides Barros levará seu teatro de bonecos, A Semente da Verdade, para a Escola Clara Luz, na terça-feira (25).


Como nos anos anteriores, o evento tem caráter beneficente. Os ingressos para os espetáculos da Mostra foram adquiridos por meio da troca de 2kg de alimentos não perecíveis nos postos localizados nos shoppings Benfica, Via Sul, Aldeota e North Shopping. Este ano, os alimentos serão doados para sete entidades assistenciais: SAERG (Sociedade de Assistência e Educação Rural de Guanacés), Escolinha SOL – Solidariedade, Operosidade e Liberdade, Casa da Caridade, Lar Nossa Senhora de Lourdes, Lar Santa Mônica, ORA – Obra Rainha dos Anjos – e Campanha Vovô Ari.

Serviço

Espetáculo: Gandhi

Data: 25 de agosto

Horário: 9 horas

Local: Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Clodoaldo Pinto (CPPL II).  Na BR 116 – km 27

 

Espetáculo: Incontro Marcado

Data: 26 de agosto

Horário: 9 horas

Local: Instituto Penal Feminino (IPF) Desembargadora Auri Moura Costa. Na BR 116 – km 27


Mais informações

Telefone: (85) 3260-5140

E-mail: contato@estacaoluz.org.br

Site: www.teatrotranscendental.com/

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here