A ONG cearense Estação da Luz anuncia a programação da 12ª Mostra Brasileira de Teatro Transcendental, a ser realizada de 20 a 24 de agosto no Teatro Via Sul, em Fortaleza e em 11 cidades do interior cearense. O personagem homenageado deste ano é o pacifista Mahatma Gandhi (1869-1948). Com espetáculos do Ceará, Rio de Janeiro e São Paulo,  a Mostra levará as peças também a instituições que abrigam crianças e idosos e aos presídios. A partir do dia 20 de julho, o público poderá adquirir os ingressos mediante a doação de dois quilos de alimentos e um pacote de fraldas descartáveis. Os estandes para a troca ficarão nos shoppings Via Sul, Aldeota, Benfica e Norte Shopping. As informações são da Coordenadora Geral da Mostra, Suely Rodrigues.


 


Como um evento que une arte e solidariedade, a Mostra recebe as doações do público para repassar a entidades beneficentes do Ceará. Suely ressalta que, a cada ano, o ato de doar tem um enfoque diferente. Os ingressos já foram trocados por alimento e livros, em uma edição para destacar a educação. Ano passado, com a seca no interior cearense, a coordenação da Mostra pediu ao público alimentos e água. Este ano, as doações solicitadas são de alimentos e fraldas descartáveis para beneficiar entidades que assistem grávidas e crianças.


 


PROGRAMAÇÃO


 


O espetáculo que vai abrir a Mostra no dia 20 de agosto intitula-se “Gandhi, a Ética Inspiradora”, de São Paulo, de autoria de Miguel Filliage e Bene Catanante.  Trata-se de um monólogo de 50 minutos estrelado por João Signorelli. “A força desse personagem revela o crescente movimento pela introdução de princípios ético-filosóficos nas relações humanas. Gandhi materializa uma consciência. Sua liderança nunca se baseou em autoridade ou coação. Acreditava que somente poderia pedir para as pessoas aquilo que ele mesmo pudesse fazer. Sabia que sua liderança viria do exemplo e do serviço. E os resultados simplesmente aconteceram”, detalha o material de divulgação.


 


Para o dia 21 de agosto, está programada a pela “Encontros [im]possíveis”, do Rio de Janeiro. Com texto de Rodrigo Fonseca, direção de Gustavo Gelmini e estrelado por Renato Prieto e Victor Meirelles, é um espetáculo que mescla drama e comédia, arte e tecnologia. “Adão – interpretado por Renato Prieto – é um jornalista em fim de carreira, que ao receber visitas de grandes nomes da humanidade em seu apartamento – pessoas que sempre desejou entrevistar, mas que já morreram – começa a questionar sua sanidade, suas escolhas e sua própria vida.” Sessões às 19h e 21h.


 


No dia 22 de agosto, em sessões às 19h e 21h, estará em cartaz o drama espírita “A hora do adeus”, do grupo paulista Rama Kriya. “Baseado na obra de Ricardo Forni, coloca a discussão sobre os rumos da estrutura familiar baseada na ética, educação, álcool, drogas, aborto, adoção, solidariedade materna, falta de limites, morte por acidente de moto, irresponsabilidade, perdas de entes queridos, diferença de crenças e a convivência pacífica.” Com direção de Valdir Ramos, a peça tem no elenco: Cacau Bueno, Cássio Valero, Débora Muniz, Edu Rodrigues, Gil Teixeira, Lucienne Cunha e Thamires Silvestre.


 


No dia 23 de agosto, em sessões às 19h e 21h, a atração é a peça Donana, de autoria e direção de Ronaldo Ciambroni (SP). No palco, Ronaldo Ciambroni e Patricia Rinaldi abordam “numa linguagem fluente, cômica, e muito simples um problema social falando da vida de uma anciã octogenária, mostrando a marginalização que sofrem todos os nossos idosos na sociedade que eles próprios ajudaram a construir, enfocando uma questão a qual ainda jovens podemos lutar.”


 


No dia 24, o grupo Amigos da Luz, do Rio de Janeiro, levam ao palco “As Irmãs Buonanotte”. É uma comédia na qual “três irmãs solteironas e completamente atrapalhadas levavam uma vida fora de suspeitas próximo a uma simpática vila rural, quando os moradores descobrem que elas são, na verdade, bruxas e que usam a energia vital das moças da região para se manterem vivas e belas para sempre”.  Depois de muitas reviravoltas, o contato delas com uma moça boa e pura vai fazer as irmãs questionarem se vale a pena viver com os corações “mergulhados nas sombras da vaidade e do egoísmo”. O texto é de Fábio de Luca, a direção é de Fábio Oliviere e, do elenco, fazem parte: Alex Moczydlower, Fábio de Luca, Sidney Grillo, Jean Rizo e Sônia Barbosa.


 


Nas tardes dos dias 23 e 24 de agosto, sempre às 15h, o grupo teatral do Circo Escola Bom Jardim apresentará o espetáculo infantil “Elementos”.  O público assistirá a “variedades circenses, que seguem a linha do circo moderno, ressaltando a relação entre o circo, o artista e os elementos cênicos. Essa  fusão  em  harmonia  apresenta  uma  beleza  única,  expressada  através  de números virtuosos e cômicos, que trazem a ludicidade e a alegria ao picadeiro.   Cada  número  foi  preparado  pensando  em  transmitir  uma  mensagem  de coragem,esperança, desafios, amor e alegria a todos os expectadores”, informa o material de divulgação.


 


Suely Rodrigues acrescenta que o Grupo de Teatro Riso de Deus, dirigido por Aristides Barros, do Ceará, que costumava se apresentar nos terminais de ônibus irá, nesta edição, fazer apresentações em instituições que assistem crianças e idosos. A relação será divulgada. 


 


Mais informações: Suely Vieira, Coordenadora Geral da Mostra e da Estação Luz Filmes – (fone: 85 3260 5140)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here