Com espetáculos do Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, a 13ª Mostra Brasileira de Teatro Transcendental começa, hoje (19), no Teatro Via Sul, em Fortaleza e prossegue até o próximo dia 23. Além da programação no teatro, estão previstas encenações presídios, instituições beneficentes e municípios do interior do Estado.


 


A entrada para todos os espetáculos da Mostra se dá trocando 2kg de alimentos não perecíveis por um ingresso nos postos localizados nos shoppings Benfica, Via Sul, Aldeota e North Shopping, bem como nas sedes do Grupo Espírita Paulo e Estêvão (GEPE) da Piedade e Água Fria.


 


Os espetáculos no Teatro Via Sul são os seguintes:


 


  • Dia 19/08 – O Velório de Mamãe (CE), com texto de com texto de Caroline Secundino Treigher.  20h.

  • Dia 20/08 – La Nonna (MG), com Maurício Canguçu e Ílvio Amaral, dupla conhecida pelo sucesso de “Acredite, um espírito baixou em mim”. 19h30 e 21h30.

  • 21/08 – O Fantasma de Minha Sogra (SP), com Ronaldo Ciambroni, que estrelou, na edição passada da Mostra, o espetáculo “Donana”. 19h30 e 21h30.

  • 22/08 – Cândido, Uma Poética Espiritual (SP), monólogo sobre a vida do médium mineiro Francisco Cândido Xavier, o Chico Xavier, e poemas por ele psicografados. 19h30 e 21h30

  • 22 e 23/08 – Inconto Marcado (CE), espetáculo infantil da atriz Danielle Rodrigues, que fez a Narizinho do Sítio do Pica-Pau Amarelo.  15h

  • 23/08 – Patéticos (RJ), do grupo Amigos da Luz, que apresentou no ano passado “As Irmãs Buonanotte”. 19h e 21h.

 


Nas cidades de Quixeramobim, Limoeiro do Norte, Tabuleiro do Norte, Icó, Viçosa do Ceará, Guaraciaba do Norte, Pentecoste, Horizonte e Guaiúba o público poderá assistir às peças “Patéticos,”; Cândido – uma poética espiritual” e “Gandhi, a ética inspiradora”. Para as instituições beneficentes voltadas para o público infantil, Aristides Barros levará seu teatro de bonecos, A Semente da Verdade.


 


Como já é tradição da Mostra, os alimentos arrecadados com a troca dos ingressos serão doados para sete entidades assistenciais. Este ano, as beneficiadas são: SAERG (Sociedade de Assistência e Educação Rural de Guanacés), Escolinha SOL – Solidariedade, Operosidade e Liberdade, Casa da Caridade, Lar Nossa Senhora de Lourdes, Lar Santa Mônica, ORA – Obra Rainha dos Anjos – e Campanha Vovô Ari.


 


Exposição


Ainda na programação da 13ª Mostra Brasileira de Teatro Transcendental, está em cartaz até o dia 23 de agosto no Shopping Benfica (Av. Carapinima 2200), em Fortaleza, a exposição cultural sobre Zilda Arns. Por meio de fotos e painéis com textos, o público poderá conhecer melhor a vida, carreira e conquistas sociais da renomada médica pediatra e sanitarista falecida em 12 de janeiro de 2010, no terremoto do Haiti. A entrada é gratuita.


 


Campanha


A 13ª Mostra Brasileira de Teatro Transcendental, evento cultural e solidário que já se consolidou no calendário do Estado do Ceará, vem esse ano com uma abordagem nova, buscando conquistar também o público jovem. Através do tema “Ética e cidadania: vamos usar todo dia”, a Mostra pretende valorizar e destacar os princípios da integridade, honestidade e respeito, com uma linguagem e estética mais moderna e atual.


 


Umas das peças da campanha, as camisetas, estampam a temática através de mensagens com hashtags, linguagem típica das redes sociais e muita usada entre os jovens, além de termos como “curto” e “compartilho”, também próprios das redes. Dentre as mensagens terão Corrupção #tôfora, Faixa de pedestre #eurespeito, Cidade limpa #eucurto, Ciclista #eurespeito, Gentileza #eucompartilho, Discriminação #tôfora, Fila #eurespeito.


 


A iniciativa tem como objetivo provocar uma reflexão e uma atitude coerente com as mensagens que estampam. Dessa forma, a pessoa ao usar a camisa se compromete a honrar a mensagem que está vestindo. A campanha está sendo fortemente trabalhada também nas redes sociais da Mostra Brasileira de Teatro Transcendental (Facebook: https://www.facebook.com/teatro.transcendental?fref=ts); Instagram: mostradeteatrotranscendental).


 


Mais informações: Estação da Luz – (fone: 85 3260 5140) / E-mail: contato@estacaoluz.org.br / Site: www.teatrotranscendental.com


 


Com informações da assessoria de imprensa do evento


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here