A exposição “A Magia de Miró” segue em cartaz Caixa Cultural de Fortaleza até 21 de junho. A mostra reúne 69 desenhos e gravuras do espanhol Joan Miró (1893-1983), considerado um dos maiores ícones da Arte Moderna. O público também vai poder apreciar 23 fotografias do pintor, feitas em seu ateliê por Alfredo Melgar, curador da Mostra itinerante.


Os trabalhos expostos são do período entre 1962 e 1983, permitindo ao público conhecer de perto o processo  criativo  de  Miró,  que  pintou  e  desenhou  sobre  qualquer superfície que permitisse exibir sua criatividade e conhecimento. O resultado, destacam os organizadores, é o traço colorido  e  inconfundível  do  gênio  e  ícone  do  surrealismo,  que  buscava  a  máxima intensidade com o mínimo de esforço e, assim, explicava a presença relevante dos espaços vazios em suas telas.


 


Alguns dos desenhos expostos  são esboços ou notas,  peças únicas,  muitas  delas realizadas em papel, com desenhos em várias superfícies, como lixa e papelão, feitos com lápis e giz de cera ao longo dos últimos cinco anos de sua vida. Nas fotografias feitas por Alfredo Melgar, conde de Villamonte e fotógrafo em Paris, Miró aparece em diversos momentos de criação e de descontração em seu ateliê, revelando um plano mais íntimo e pessoal do catalão. 


 


Saiba mais:


Joan Miró nasceu  em Barcelona,  em abril  de  1893,  é  um dos  mais  renomados artistas  da  história  da  arte  moderna.  Estudou  com  Francisco  Galí,  que o apresentou  às  escolas  de  arte  moderna  de  Paris,  transmitiu-lhe  sua  paixão  pelos afrescos de influência bizantina das igrejas da Catalunha e o introduziu à  fantástica arquitetura de Antonio Gaudí. Em suas pinturas e desenhos, tentou descobrir signos que representassem conceitos da natureza num sentido poético e transcendental.


 


A Caixa Cultural Fortaleza fica na Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema. A mostra está montada nas galerias 1 e 2, no 2º andar, podendo ser visitada de terça-feira a sábado, das 10h às 20h e aos domingos das 10h às 19h. A entrada é gratuita. 


 


Com informações da Caixa Cultura. Contato: 85 3453 2770

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here