O ciclo de debates “Comunicação para a democracia” pretende discutir o atual momento político e analisar as tentativas de interdição do debate público trazidas à tona de forma ainda mais contundente com o golpe de 2016.

Entendendo a comunicação como dimensão fundamental para o regime democrático, o ciclo foi pensado como um espaço de reflexão sobre os aspectos políticos, econômicos, culturais, jurídicos e tecnológicos que impõem novos desafios nesse contexto de retirada de direitos fundamentais.

A primeira mesa do ciclo de debates será realizada no dia 23 de maio de 2018, às 10 horas, na sala de vídeoconferência do Instituto de Cultura e Arte da UFC e analisará o compartilhamento de notícias falsas, as chamadas fake news, e buscará abordar como as tecnologias podem servir a interesses econômicos e políticos. Para essa discussão intitulada “Mentiras compartilhadas: a quem interessam as fake news?” foram convidados a Professora Cláudia Linhares, secretária regional da SBPC, e o jornalista e pesquisador Ilo Aguiar.

A segunda mesa do ciclo, a ser realizada no próximo mês, discutirá a relação entre comunicação e justiça e terá como convidadas a jornalista e pesquisadora, Grazielle Albuquerque, e a Professora Cynara Monteiro. Com o título “A mídia de toga? politização do judiciário e judicialização da política”, a mesa será no dia 12 de junho de 2018, às 10 horas, no Auditório do Curso de Geografia (Campus do Pici).

Os eventos do ciclo são todos gratuitos, sem necessidade de inscrição prévia e com emissão de certificado.

O ciclo é promovido pelo LabGrim em parceria com os Cursos de Publicidade e Propaganda e Sistemas e Mídias Digitais. Conta com o apoio do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará.

Serviço

Mesa sobre “Fake News”
23 de maio de 2018 às 10 h
UFC – Sala de vídeoconferência do Instituto de Cultura e Arte
Entrada Gratuita

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here