A edição de julho da Meditação da Lua Cheia ocorrerá no próximo sábado (12),  a partir das 20h, no jardim interno da Reitoria da Universidade Federal do Ceará. O encontro de natureza pacifista acontece todos os meses simultaneamente, em 15 cidades brasileiras, numa iniciativa da  organização internacional Arte de Viver. Em Fortaleza, o evento é feito em parceria com o o Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará (UFC). A prática é conduzida pela Lúcia Rejane Barontini, vice- diretora do IEFES e coordenadora regional da Arte de Viver (foto abaixo). É gratuita e aberta ao público que deseja vivenciar momentos de tranquilidade e congraçamento.


 


“Não é necessário ter experiência prévia, pois faremos uma meditação guiada”, esclarece a professora. Sobre a meditação ser feita em noite de lua cheia, ela lembra que ”a lua tem um efeito muito específico nas marés e em toda a água do planeta, e o nosso corpo é 70% de água. Uma grande oportunidade de mergulhar no silêncio do seu Ser”. O IEFES cede colchonetes para a prática, mas a professora orienta, se possível, as pessoas levarem uma canga, tapete de yoga, manta ou toalha para se sentar mais confortavelmente.


 


A Meditação da Lua Cheia costumava acontecer no aterro da Praia de Iracema. Com os eventos da Copa do Mundo ocupando aquela área, a prática passou a ser realizada no jardim da Reitoria, no Benfica. O público tem sido crescente. Na edição de junho, ocorrida numa sexta-feira (13), entre um feriado da Copa e o fim de semana, cerca de 200 pessoas compareceram.


 


Meditação na Universidade


 


A jornalista Gilda Barroso tem ido à Meditação da Lua Cheia. “Já tenho o hábito de meditar, mas sempre aproveito as oportunidades de meditar em grupo. Fiquei feliz de ver tantas pessoas de todas as idades reunidas dentro de uma instituição de ensino como a UFC para meditar”, afirma. Para ela, “ é muito bom ver que a meditação está cada vez mais se fazendo presente no ambiente acadêmico. Desejo que os resultados dessa iniciativa possam ser divulgados e que mais pessoas experimentem os benefícios da meditação.”


 


 Gilda diz que pretende participar de outros momentos e recomenda a todos “independente de credo ou idade”. E justifica: “vivemos numa rotina acelerada que exige muito de nossa mente, nos deixando vulneráveis ao desequilíbrio mental e emocional, que acabam refletindo no nosso corpo físico. Com a prática meditativa, podemos cuidar para que nossa mente retome o equilíbrio todos os dias.”


 


Saiba mais


 


A Meditação da Lua Cheia também acontece em Aracaju (SE), Brasília (DF), Campinas, Indaiatuba, Santos e São Paulo (SP), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), Niterói, Rio de Janeiro e Visconde de Mauá (RJ), Salvador (BA). Recife (PE) e Porto Alegre (RS). Saiba mais: www.artofliving.org/br-pt/meditacao-da-lua-cheia


 


 


Mais informações: Profª Lúcia Rejane Barontini, vice-diretora do Iefes e coordenadora regional da Arte de Viver – (fone: 85 3366 9533)


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here