Este mês, a edição do projeto Meditação da Lua Cheia, iniciativa da organização internacional Arte de Viver, que ocorre todos os meses em pelo menos 15 cidades brasileiras, terá outro cenário em Fortaleza. Desta vez, no lugar do Aterro da Praia de Iracema, será no jardim interno da Reitoria da Universidade Federal do Ceará na próxima sexta-feira (13), a partir das 20h. O evento, aberto ao público e gratuito, acontece em parceria com o Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes) da UFC. 


A prática será orientada pela Profª Lúcia Rejane Barontini, vice-diretora do Iefes e coordenadora regional da Arte de Viver. Ela possui doutorado em Educação pela UFC e tem formação em terapias corporais alternativas e ioga no Brasil, na Itália e na Índia.


Baseada em pesquisas feitas no Brasil e exterior, a professora, que introduziu a disciplina “Educação e Meditação” no Iefes, ressalta que a meditação é fator importante “na diminuição do estresse, nas doenças como hipertensão arterial, depressão, insônia, problemas digestivos, dores de cabeça, dores articulares. A meditação tem sido estudada do ponto de vista da neurociência, explorando os benefícios sobre o cérebro, imunidade”. Diz ainda que os alunos praticantes relatam o quanto a meditação “traz um estado diferenciado para a mente, de mais calma, tranquilidade, maior foco e concentração.”


E por que Meditação da Lua Cheia? Em todos os eventos, a explicação dada pelo Arte de Viver é essa: “como a lua tem efeito nas marés e em toda a água do planeta, acredita-se que ela também afete o nosso corpo, que é composto por água em cerca de 70%. Assim, meditar sob a lua cheia pode harmonizar todos os efeitos desse astro sobre o nosso sistema”. O efeito da meditação em grupo também é benéfico não só para  os praticantes, “mas para todo o ambiente ao redor”. Nesse, sentido, meditar é uma iniciativa que contribui para a Cultura de Paz.


A proposta da Meditação da Lua Cheia é despertar a consciência de cada um para a responsabilidade de promover a harmonia e paz consigo mesmo, com quem convive e com o ambiente. No Brasil, todos os meses grupos se reúnem em Aracaju (SE), Brasília (DF), Campinas, Indaiatuba, Santos e São Paulo (SP), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), Niterói, Rio de Janeiro e Visconde de Mauá (RJ), Salvador (BA), Recife (PE) e Porto Alegre (RS). Em Fortaleza, costuma ocorrer no Aterro da Praia de Iracema. Como uma grande estrutura está montada no local para os eventos ligados à Copa do Mundo, a vivência, em parceria com o Iefes, foi transferida este mês para a Reitoria.

ARTE DE VIVER


A organização The Art of Living (Arte de Viver)  foi criada na Índia, em 1981, pelo líder humanitário, mestre espiritual e embaixador da paz Sri Sri Ravi Shankar. Atua em 152 países, promovendo ações humanitárias e educacionais voltadas para o controle do estresse e serviços sociais. Em Fortaleza, os integrantes da Arte de Viver atuam no Instituto Roda da Vida (Rua Carlos Vasconcelos, 919 – Aldeota). Periodicamente são realizados cursos.


Mais informações: Profª Lúcia Rejane Barontini, vice-diretora do Iefes e coordenadora regional da Arte de Viver – (fone: 85 3366 9533)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here