O Guia de Fundos Filantrópicos – Desvendando os mecanismos financeiros para a filantropia, disponibilizado pela Sitawi Finanças do Bem, apresenta de forma simples e didática para empresas, ONGs ou mesmo pessoas físicas, os procedimentos para adoção ou apoio aos fundos filantrópicos de impacto socioambiental.

Difundir o conceito de filantropia, além de orientar e estimular empresas, family offices e pessoas físicas a apoiar de forma mais efetiva e estruturada ações de impacto socioambiental. Esse é o objetivo do e-book Guia de Fundos Filantrópicos – Desvendando os mecanismos financeiros para a filantropia. O documento, na forma de e-book, está disponível gratuitamente no site da Sitawi Finanças do Bem.

Com abordagem objetiva e didática, o manual busca diferenciar os conceitos de caridade e filantropia, detalha o que é um Fundo Filantrópico, elenca os tipos de fundos, apresenta alguns exemplos e indica os cuidados que devem ser observados na sua implantação. Para empresas, pessoas físicas e family offices que desejam atuar de forma mais efetiva em ações de filantropia, o guia traz informações sobre os procedimentos que devem ser adotados para criação de fundos próprios, além dos cuidados a serem observados para o apoio de fundos de terceiros, como nível de transparência e governança. Além disso, oferece orientações para ONGs e coletivos que desejam utilizar fundos para a captação de recursos e aponta os benefícios fiscais para as empresas.

De acordo com Fernanda Pessoa, gerente de Gestão de Filantropia da Sitawi, o guia contribui para o desenvolvimento da filantropia estratégica no país. “Ainda que ações de caridade sejam fundamentais para ajudar pessoas em momentos críticos, nosso objetivo é desenvolver o conceito de filantropia como uma ação estratégica, que possa produzir efeitos socioambientais duradouros, muito além de doações pontuais e/ou em momentos de emergência. O guia estimula empresas e pessoas a terem uma visão mais aprofundada da filantropia, e seu papel estratégico na transformação da sociedade civil”, pontua.

Sobre a Sitawi

A Sitawi Finanças do Bem é uma organização sem fins lucrativos fundada em 2008 com a missão de mobilizar capital para impacto socioambiental positivo. Pioneira no desenvolvimento de soluções financeiras para impacto, já mobilizou mais de R$ 420 milhões para impacto socioambiental, com mais de 2.860 iniciativas apoiadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here