A felicidade de ser mãe traz consigo além, de todas as alegrias e realizações da maternidade, grandes desafios, não só com a criação e acompanhamento de uma criança, mas também com autoestima e muitas vezes a abdicação de um sonho, como os estudos.

Em Fortaleza/CE, Edna dos Santos, mãe atendida pela Legião da Boa Vontade (LBV), tinha o sonho de se formar em um curso superior. Com a chegada dos filhos e as responsabilidades aumentando, Edna teve que adiar a sua formação, mas com a ajuda da LBV ela conseguiu tornar seu sonho em realidade.

Edna dos Santos é mãe de duas crianças, uma delas é atendida pela LBV desde 2016. O apoio da Instituição contribuiu para que Edna pudesse cuidar do seu lar com mais tranquilidade e garantir segurança e alimentação para a sua família.

A partir de 2018, Edna se viu encantada pelo serviço Vivência Solidária, da LBV, que tem a finalidade de prevenir a ruptura dos vínculos familiares, promover o sentimento de pertença e identidade, bem como atuar junto à rede de proteção social sobre a ocorrência de situações de risco, visando o alcance da autonomia e a formação cidadã. Através de um convite, a mãe atendida passou a participar das atividades na unidade e logo viu resultado:

“Antes da LBV, minha vida era muito triste e estressante, não tinha lazer, ou com quem conversar. Me dedicava totalmente as atividades de casa no cuidado com os filhos. Quando minha mãe começou a fazer parte do Vida Plena eu me interessei pela Instituição e logo matriculei minha filha mais velha para frequentar os serviços socioeducacionais e logo em seguida comecei a fazer parte também. Minha vida realmente melhorou depois que conheci a LBV, eu tinha muitos desafios. Depois que comecei a participar das oficinas eu garanti conhecimentos em relação a coisas da vida como superar meus desafios, melhorar minha saúde mental e física. Através das atividades, palestras, conversas e até mesmo da convivência, eu entendi a importância do autocuidado e comecei a olhar mais para mim mesma, foi aí que tudo melhorou.”

Com a LBV sonhos se tornam realidade!

Um dos desejos de Edna era de conseguir retomar seus estudos, mas as dificuldades do lar impediam que ela conseguisse prosseguir com esse tão sonhado diploma. Mas, após alguns anos participando do serviço Vivência Solidária e tendo sua filha assistida pela LBV, ela se viu cada vez mais perto de conquistar o que mais desejava.

Através de uma rede de apoio, Edna finalmente se matriculou em seu curso técnico de enfermagem.

“Edna participa a alguns anos de forma ativa das atividades executadas no Centro Comunitário de Assistência Social da LBV aqui em Fortaleza, ela iniciou seu contato através do acompanhamento da filha pelo serviço Criança: Futuro no presente! participando dos encontros de famílias, das reuniões e dos atendimentos familiares e destinados a filha no decorrer desses anos. Também foi matriculada por iniciativa própria, por interesse de participação no serviço Vivencia Solidária, contribuindo de forma muito positiva nas discussões dos temas voltadas ao universo feminino, ao enfrentamento de situações de violência, informações voltadas para o mundo do trabalho, adquirindo habilidades, reconhecendo suas potencialidades na execução de oficinas voltadas ao artesanato. Um dos resultados positivos alcançados foi o seu retorno ao sistema educacional, Edna conseguiu por meio da participação de cursos engajamento em atividades, também oferecidos na LBV e na rede de apoio, matricula no curso técnico de enfermagem, retornando os estudos.” afirmou Michelle Lisboa, psicóloga da LBV em Fortaleza/CE.

Hoje, com muito esforço, Edna já conseguiu sua formação, terminou o curso e garantiu o tão desejado diploma. Além do conhecimento técnico ela também aprendeu e vivenciou novas experiencias e trabalhou durante esses anos a sua autoestima, autoimagem e muito mais! Tudo isso com o apoio da sua nova família: a LBV!

“A LBV me acolheu quando eu mais precisava, eu sou muito feliz e grata por toda ajuda, pelas oficinas, pelas palestras, pelas amizades, é uma família! Aqui eu aprendi a ‘pensar grande’ e reconhecer minhas potencialidades como pessoa e como mulher. Foi depois que entrei aqui que consegui voltar a estudar e me formar. A LBV é uma grande incentivadora, pois o tempo que eu tive para estudar só foi possível porque minha filha pode ficar no Centro Comunitário de Assistência Social, se não fosse isso não sei como teria conseguido. Meu sentimento é de gratidão”, conclui Edna.

Superar os desafios e garantir a realização de sonhos é o desejo dessa e de milhares de mulheres e mães em todo o Brasil, por isso o seu apoio, Amigo e Amiga de Boa Vontade, é tão importante para que o nosso trabalho possa continuar contribuindo com a segurança, alimentação e qualidade de vida de todos os atendidos!

Em Fortaleza, o Centro Comunitário de Assistência Social da LBV fica localizado na rua Alziro Zarur, 275- Vila Manoel Sátiro. Telefone (85) 3484-3533.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here