Em comemoração aos 25 anos de Arte Espírita, o Grupo Espírita de Teatro Leopoldo Machado (Lema) e o grupo musical AME sobem ao palco juntos no espetáculo “Chico Xavier: A mão dos imortais”. Serão duas apresentações neste fim de semana no Teatro do IBEU (Rua Nogueira Acioly, 891 – Aldeota), em Fortaleza. No sábado (7), ocorrerão duas sessões: às 19h e às 21h. No domingo (8), a apresentação única será às 17h. A promoção é da Coordenação de Artes da Federação Espírita do Estado do Ceará (FEEC). O espetáculo une música, teatro e poesia, sob direção de Reginauro Sousa, com arranjos musicais de Tarcísio Lima e Gleika Veras.

 

O espetáculo inicia num cenário que reproduz um café dos anos 30 do Século XX,onde  intelectuais conversam sobre a polêmica obra “Parnaso de Além-Túmulo”, coletânea de poemas psicografados pelo jovem médium mineiro Francisco Cândido Xavier (1910-2002). O livro foi lançado em julho de 1932 pela Federação Espírita Brasileira e provocou controvérsias e admiração porque os versos são atribuídos a famosos poetas mortos.  Entre esses estão Cruz e Sousa (1861–1898), Alphonsus de Guimaraens (1870–1921), Augusto dos Anjos (1884–1914), Casimiro de Abreu (1839–1860), Artur Azevedo (1855–1908) e Olavo Bilac (1865–1918).

 

O diretor, Reginauro Sousa, explica que entremeando as cenas no café, estarão outras sobre momentos da vida de Chico Xavier.  A trilha sonora do espetáculo será interpretada ao vivo pelo grupo AME, que gravou, em 1998, o CD “Parnaso”, no qual estão os poemas do livro Parnaso de Além-Túmulo de Chico Xavier, musicados por Tarcísio Lima e Gleika Veras. Com isso, os dois grupos pioneiros da Arte Espírita no Nordeste festejarão os 25 anos de trabalho divulgando a Doutrina codificada por Allan Kardec. Reginauro acrescenta que o Ame e o Lema estão entre os grupos de Arte Espírita mais longevos em atuação no Brasil.


 A parceria entre os dois grupos vem de longe. Reginauro já fez direção teatral de espetáculos do AME e fazem muitos trabalhos juntos. Silvano Fontenele, do grupo AME, destaca também a colaboração do músico e maestro Tarcísio Lima e de Gleika Veras, que integrou a primeira formação do AME. Ao mesmo tempo que existem desafios para manter o trabalho, de natureza voluntária, existe também gratificação, diz Silvano. Eles recebem muitos depoimentos de pessoas que contam como foram beneficiadas pela arte feita por eles. “Mas os primeiros beneficiados somos nós, que cantamos”, diz o artista.

 


Saiba mais




O Grupo AME foi criado em 1989 por jovens da Mocidade Espírita Joana d’Angelis, da então Comunhão Espírita Cearense, onde hoje está a FEEC. O grupo tem o objetivo de divulgar a mensagem espírita através da arte. As composições gravadas pelo grupo estão em discos como  Sementes de Amor, Sementes de Amor II, Chamado, Parnaso, Sementes e Traduções. O AME também gravou  um DVD com preces e mensagens e um musical.


O Grupo Lema, também criado em 1989, no Centro Espírita João Evangelista, assim se define: “Somos um grupo de espíritas artistas que, não utilizando o teatro como profissão, nos aprofundamos dessa linguagem que nos é muito cara para divulgar a mensagem espírita pelos palcos da vida. Já percorremos muitos lugares do Brasil apresentando nossos espetáculos, mas nossa terra de origem é o Ceará. Carregamos daqui o nosso humor nordestino, a leveza que isso nos dá, mas já empreendemos trabalhos de uma dramaticidade intensa como o desafio que mais nos tem devolvido resposta positiva do público e dos Espíritos: Memórias de um Suicida.”


Sobre ingressos e outras informações: FEEC – (fones: 3212.1092, 8897 5946 e 9641 3549) / www.feec.org.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here