Segundo lugar na rota de turismo sexual no Brasil (atrás somente do Rio de Janeiro), de acordo com dados do relatório da CPI da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes da Câmara Federal, o Ceará enfrenta um quadro de significativo retrocesso nas políticas de enfrentamento a violência sexual contra crianças e adolescentes. Buscando traçar um diagnóstico das políticas ofertadas diante do contexto de realização da Copa do Mundo, o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará (Cedeca) realizou um monitoramento da política de enfrentamento à violência sexual em Fortaleza, constatando um cenário de inúmeras violações.


O processo de monitoramento da política de enfrentamento à violência sexual em Fortaleza apontou uma rede de atendimento desestruturada e constantemente afetada por cortes orçamentários. Para apresentar os dados coletados no monitoramento e dar visibilidade às violações, o Cedeca-Ceará realizará uma coletiva de lançamento do documento, que apresenta o contexto das políticas e dos equipamentos de atendimento às vítimas de violência sexual e a análise orçamentária. A coletiva acontece nesta terça-feira, (10), às 15h, na sede do Cedeca – Rua Deputado João Lopes, 83 – Centro.


Às vésperas da Copa do Mundo da FIFA, denúncias de exploração sexual só chegam à Delegacia de Combate à Exploração da Criança e Adolescente (Dececa), única delegacia especializada em funcionamento no Ceará atualmente, através de demanda espontânea presencialmente ou através dos canais de denúncia (disques denúncia, Conselho Tutelar, entre outros). Nas noites e fins de semana o atendimento em regime de plantão é realizado na também sobrecarregada Delegacia da Mulher – DDM e não há plantões nos feriados.

 

Em Fortaleza não há nenhum serviço especializado de saúde para atendimento às vítimas de violência sexual. Para os casos que necessitam da realização de profilaxia de emergência, apenas dois hospitais disponibilizam o serviço: o Gonzaguinha de Messejana e o Hospital São José.

 
Mais informações

Coletiva de imprensa e lançamento de nota técnica sobre política de enfrentamento à violência sexual em Fortaleza

10 de junho, 15h

Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará (Cedeca)

Rua Deputado João Lopes, 83 – Centro (Fortaleza, Ceará)


Fonte: Cedeca Ceará

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here