Le com Cre (Imagem: Divulgação)

 

“Vento Viajante”, de Analúcia Godoi, do Espírito Santo, realizado com alunos do Projeto Animação Ambiental/IMA (escolas municipais de Icapuí, Ceará) venceu na categoria de Melhor Filme Infantil.

 

Com o anúncio dos vencedores da Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem de Animação, terminou na noite de domingo, 8 de novembro, o 2º Anima Ceará – Festival Nordestino de Cinema de Animação, Game e Web, que durante quatro dias, promoveu, além das exibições de filmes, bate-papos, debates, webinar e workshop voltados para o mercado da animação, game e web. A programação foi transmitida pelos canais do YouTube do Anima Ceará, do Cineteatro São Luiz e do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Lé com Cré, curta de estreia de Cassandra Reis, de São Paulo, foi vencedor do troféu de Melhor Curta-Metragem e do prêmio de R$ 5 mil. Vento Viajante, de Analúcia Godoi, do Espírito Santo, realizado com alunos do Projeto Animação Ambiental/IMA, de escolas municipais de Icapuí, no Litoral Leste do Ceará, foi vencedor na categoria de Melhor Filme Infantil.

Duas produções pernambucanas foram premiadas na mostra. O Mundo de Clara, de Ayodê França, venceu na categoria de Melhor Trilha Sonora, e Barbas de Molho, de Eduardo Padrão e Leanndro Amorim, ficou com o troféu de Melhor Roteiro. O júri da mostra, composto por Carol Carlini (CE), Marcelo Marão (RJ) e Nathália Forte (CE) concedeu ainda Menção Honrosa ao curta Sangro, de Tiago Minamisawa, Bruno H Castro, Guto BR, de Campinas, São Paulo.

O 2º Anima Ceará – Festival Nordestino de Cinema de Animação, Game e Web é uma realização da Aguaboa Cultural e da Irê Brasil. Tem o patrocínio exclusivo da Oi, através do Mecenato Estadual do Ceará, apoio cultural do Oi Futuro e o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura.

O Mundo de Clara (Imagem: Divulgação)

OS PREMIADOS

 

MENÇÃO HONROSA:

Sangro. Tiago Minamisawa, Bruno H Castro, Guto BR (codireção). 7’. 2019. Campinas/SP.

 

MELHOR TRILHA SONORA:

O Mundo de Clara. Ayodê França. 7’. 2019. Recife/PE.

 

MELHOR ROTEIRO:

Barbas de Molho. Eduardo Padrão e Leanndro Amorim. 11’. 2019. Recife/PE.

 

MELHOR FILME INFANTIL:

Vento Viajante. Analúcia Godoi e alunos do Projeto Animação Ambiental/IMA (escolas municipais de Icapuí, Ceará). 7’. 2020. Vitória/ES.

 

MELHOR CURTA-METRAGEM:

Lé com Cré. Cassandra Reis. 5’. 2018. São Paulo/SP.

 

Informações

Site: www.animafestival.com.br. Redes sociais: @festivalanimaceara. Contatos: (85) 3055-3465. producaoanimace@gmail.com.

SOBRE O OI FUTURO 

O Oi Futuro é o instituto de inovação e criatividade da empresa de telefonia Oi e atua como um laboratório para cocriação de projetos transformadores nas áreas de Educação, Cultura e Inovação Social. Por meio de iniciativas e parcerias em todo o Brasil, o instituto estimula o potencial dos indivíduos e das redes para a construção de um presente com mais inclusão e diversidade.

Na área de Educação, o Oi Futuro investe em novas formas de aprender e ensinar com o NAVE (Núcleo Avançado em Educação), programa que já formou mais de 2,5 mil jovens desde 2006. Criado pelo instituto em parceria com as Secretarias de Estado de Educação do Rio de Janeiro e de Pernambuco, o programa é desenvolvido em duas escolas públicas, uma no Rio e uma em Recife, na modalidade de Ensino Médio Integrado ao Profissional, com foco nas economias criativa e digital. As escolas funcionam como laboratórios de criação e experimentação de metodologias pedagógicas inovadoras, disseminadas por meio de cursos de formação oferecidos gratuitamente a educadores da rede pública, em áreas como Robótica e Midiaeducação. A iniciativa também produz conteúdos para educadores, entre eles a publicação digital “E-NAVE – Guia de Práticas Pedagógicas Inovadoras”, que teve sua segunda edição lançada em 2019.

No segmento da Cultura, o instituto mantém o Centro Cultural Oi Futuro, no Rio de Janeiro, com uma programação que valoriza a produção de vanguarda e a convergência entre arte contemporânea e tecnologia. A unidade abriga o MUSEHUM, antigo Museu das Telecomunicações, pioneiro no uso da interatividade no Brasil e dono de um acervo de mais de 130 mil itens que contam a história do setor no país.

Ainda na área de Cultura, o Instituto Oi Futuro, em 2019, apresentou a pesquisa inédita “Museus: narrativas para o Futuro”, que faz um raio-x da percepção dos brasileiros sobre museus. O estudo, realizado em parceria com a Consumoteca, aponta que metade dos entrevistados vai a museus a cada dois anos ou menos, considera os espaços sem novidades e elitizados. A pesquisa levantou ainda as dinâmicas comportamentais do público pelo Brasil com o intuito de mapear novos interesses nos ambientes culturais urbanos. Cerca de 600 pessoas foram ouvidas, de Norte a Sul, frequentadores e não frequentadores de museus, das classes A, B e C, além de especialistas em Museologia, Patrimônio, Educação e História.

Há 16 anos, o Oi Futuro gerencia o Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, responsável por selecionar projetos em todas as regiões do país por meio de edital público. Desde 2003, foram mais de 2.500 projetos culturais apoiados pelo Oi Futuro, que beneficiaram milhões de espectadores. O instituto também criou e mantém o LabSonica, laboratório de experimentação sonora e musical, e o Oi Kabum! Lab, que promove a formação de jovens de periferia no campo da arte e tecnologia. Ambos localizados na mesma unidade do Rio de Janeiro, no Lab Oi Futuro.

Nascido numa confluência entre as áreas de Cultura e Inovação Social, o Lab Oi Futuro é um espaço de criação, experimentação e colaboração, idealizado para impulsionar criadores de diversas áreas e startups de impacto social de todo o Brasil, selecionados por editais públicos. Com mais de 500m², o laboratório abriga iniciativas como o LabSonica e oferece estrutura física e suporte técnico necessários para que seus participantes viabilizem seus projetos em um ambiente que estimula a produção colaborativa e a inovação.

Ainda na área de Inovação Social, o Oi Futuro criou o Labora, laboratório dedicado à conexão e ao fortalecimento de empreendedores, negócios e organizações comprometidos com o impacto social. Lançado em 2017, o Labora é um ambiente de aprendizagem, criação e articulação e oferece ciclos de aceleração para startups e organizações sociais selecionados por editais públicos, além de uma agenda contínua de workshops, cursos, seminários e palestras para o público em geral. Já foram 50 negócios e organizações acelerados, com cerca de 340 empreendedores impactados diretamente. O espaço também faz parte da estrutura do Lab Oi Futuro, no Rio de Janeiro.

1 COMENTÁRIO

  1. Encantada por ver o retorno da Boa Notícia que tanto amo. Adorei ver o Elmo criação Cearense, saber do sucesso da professora de Libras e tantas outras boas notícias. Aguardo o anúncio do dia em que vai ser divulgado o Prêmio Gandhi de Comunicação e espero não perder esse grande evento. Gilmaise Mendes

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here