A Ong tem o compromisso  de prestar acolhimento, apoio e assistência para crianças e adolescentes que passam por tratamento médico na luta contra o câncer




Foto: Arquidiocese de Fortaleza


Ir. Conceição, presidente do Lar, trinta anos de devoção às crianças e adolescentes


Ter um ponto de apoio quando estamos passando por momentos de dor e doença é algo que faz a diferença.  A equipe que trabalha no Lar Amigos de Jesus sabe bem o que é isso. Ser um amigo de Jesus é ter fé, compromisso e prazer em ajudar ao próximo. Nesse caso, os próximos são  pacientes de 0 a 17 anos que se deslocam para Fortaleza em busca da cura para o câncer  e não dispõem do conforto e da segurança de familiares na cidade. O Lar tem a missão de transformar vidas através da solidariedade.


A Ong tem o compromisso  de prestar acolhimento, apoio e assistência para crianças e adolescentes que passam por tratamento médico e são portadoras de câncer. Oferecem estrutura diferenciada e atendimento com qualidade. São pacientes oriundos de cidades do norte e nordeste do Brasil que realizam tratamento fora do domicílio pelo Sistema Único De Saúde (SUS).

História

O trabalho de assistência teve início em 1987, com a Ir. Maria de Lourdes Rabelo e Ir.Maria da Conceição Dias de Albuquerque. As duas, compromissadas e com a ajuda de voluntários, começaram as atividades de apoio e assistência às crianças menos favorecidas financeiramente e enfermas.


Para o acolhimento é necessário encaminhamento da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, não é cobrado nenhum valor para a família. É indispensável a presença de um responsável, maior de idade, durante a permanência da criança no lar.


O terreno onde o Lar está localizado foi cedido pela Prefeitura de Fortaleza em 2006, que também auxilia com o pagamento das contas de água e luz.

 
Bazar

Para ajudar com os gastos, os voluntários e colaboradores organizam o “Bazar das Coisas Usadas”, onde são arrecadados utensílios como roupas, sapatos, bolsas, malas, livros, eletrodomésticos, objetos em bom estado de conservação que serão postos à venda no Bazar. Os artesãos voluntários do Lar transformam o material em presentes para todas as idades.


A Ir.Conceição, presidente da instituição, chama atenção para a doação de objetos para compor o material do bazar. “O Bazar nos ajuda muito. Precisamos de contribuição. Havendo necessidade podemos ir buscar as doações e estamos disponíveis para receber de segunda à sexta durante todo o expediente e sábado pela manhã”, informa. Também é possível outros tipos de ajuda, basta entrar em contato.


Os voluntários também desenvolvem quatorze projetos sociais e ações em benefício dos pacientes e seus acompanhantes. “É no Lar Amigos de Jesus que as crianças e sua família encontram a auto estima, a vontade de viver, a esperança e a fé, além de encontrar o conforto numa sede toda humanizada e a confiança das religiosas, dos voluntários e colaboradores”, afirma Irmã Conceição.

Serviço

Lar Amigos de Jesus

Rua Ildefonso Albano, 3052, Joaquim Távora

Contato: 85 32663447
www.laramigosdejesus.org.br


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here