O Fortaleza Esporte Clube divulgou um anúncio parabenizando o Ceará por seu 103º aniversário, propondo paz e harmonia entre os torcedores. Realidade almejada pelos dois gigantes cearenses




 


Paz nos estádios! Quem não deseja essa realidade dentro (e por que não fora) dos gramados e arquibancadas? Há quem pense que se trata de um pensamento utópico, sonhador, mas, essa forma de ser torcedor e viver as alegrias e emoções que o futebol proporciona vem sendo almejada pelos dois maiores times cearenses: Ceará e Fortaleza.


 


O Fortaleza Esporte Clube divulgou um anúncio parabenizando o Ceará por seu 103º aniversário, propondo paz e harmonia entre os torcedores. O presidente interino do leão, Marcelo Desidério, afirma que essa responsabilidade de promover a paz faz parte da obrigação dos dirigentes do clube. “A mudança começa por nós, aquilo que nós motivamos acaba refletindo na arquibancada. Não queremos passar imagem ruim, não incentivamos a desordem, o Ceará tem o nosso respeito e essa iniciativa foi um primeiro passo”, declarou Desidério.


 


De acordo com o presidente do Ceará, Robinson de Castro, essa nova mentalidade de promover a paz e a união entre as torcidas é importante para fortalecer as receitas dos clubes. “Nós estamos promovendo reuniões constantes em busca de alternativas para reforçar nossas receitas e o viés da paz é sempre importante, é fundamental. Só não jogamos no mesmo time quando estamos dentro do campo, fora dele podemos encorajar nossos torcedores a buscar o bom relacionamento”, explicou.


 


Apoio da torcida


Os torcedores de ambos os clubes estão contentes com a ideia de propagar a paz. O torcedor do Fortaleza, o representante comercial Vianney Timbó aprova a atitude. “É uma excelente iniciativa, não se justifica uma partida de futebol onde deveria haver um papel social com rixas e sentimento de ódio só porque são adversários em campo. As brigas generalizadas afastam as famílias e o cidadão de bem do estádios”, analisou o torcedor do leão.


 


Já o torcedor do vovô, o engenheiro mecânico Fernando Antônio reconhece a grandeza dos dois times e a importância de buscar a boa convivência entre as torcidas. “Esse é um importante passo para a evolução e o engrandecimento do futebol cearense. Os gestores do futebol cearense não podem se comportar como torcedores”, comentou.


 


Ação e exemplo


O governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, sancionou a lei 16.187 de 28 de dezembro de 2016, que instituiu o Dia Estadual da Paz nos Estádios e Praças Esportivas do Ceará que passa a ser comemorado no dia 03 de maio. Para impulsionar ainda mais esse comportamento, os times Bahia e Vitória, dois grandes clubes do Nordeste, participaram de campanha para promover a paz, em abril de 2017. Intitulada #BaViDePrimeira o objetivo foi a promoção da paz dentro e fora dos estádios. 


 


Já os times paraenses apoiaram uma ação com iniciativa da Secretaria de Esporte e Lazer (Seel) intitulada “Pacto de Paz – Esporte sem violência”, com a presença de autoridades religiosas para levar uma mensagem de positividade e tolerância. A campanha aconteceu antes da partida entre Remo e Cametá no Estádio Mangueirão em Belém, no início do ano. Ainda são atividades eletivas, porém, se virar rotina, torna-se hábito e o mundo do futebol só tem a ganhar.


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here