Com o objetivo de articular, propor e fomentar a elaboração de políticas públicas para juventude rural cearense, coordenar o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf Jovem no Ceará e operacionalizar as políticas da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrário – SDA destinadas aos jovens do campo, observando as resoluções da I Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário e do Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável e as políticas do Ministério do Desenvolvimento Agrário, a SDA instituiu o Grupo Temático de Juventude Rural.


E uma das primeiras atividades desenvolvidas pelo GT Juventude Rural/SDA é o Curso de Formação de Jovens em Agroecologia e Agrofloresta nos 06 Territórios da Cidadania no Ceará: Cariri, Inhamuns, Sertão Central, Sobral, Vale do Curu-Aracatiaçu e Sertões de Canindé.


Realizado pelo Instituto Agropolos, em parceria com a Ematerce, BNB e a própria SDA, o Curso, ofertado para jovens de 16 até 29 anos, filhos/as de agricultores/as familiares, que moram no campo e desejem acessar ao Pronaf Jovem, viabilizará a capacitação técnica necessária para que os participantes acessem o programa federal.


Dentro das atividades do Curso foi promovido um Encontro Territorial de Jovens Rurais, na região do Cariri, a fim de reunir experiências bem sucedidas de quem acessou o crédito do Pronaf Jovem, fazer oficinas sobre trabalho e renda, desenvolvimento territorial e cultura e arte, elaborar encaminhamentos e demandas organizadas da juventude camponesa, e trabalhar, coletivamente, a organização dessa juventude dentro do Território beneficiado.


O Governo do Ceará, a SDA e o GT Juventude Rural/SDA acreditam no potencial dos jovens do campo. Mais do que capacitá-los para o trabalho agrícola e não-agrícola, buscam que a juventude camponesa tenha muito mais possibilidades na vida e construam um novo Ceará marcado pela melhora de vida dos cearenses.


* Artigo publicado em 05.10.2009 no jornal O Povo e reproduzido neste site com autorização da autora.

 




Anderlisa Cândido

– Coordenadora do GT Juventude Rural da SDA

anderlisa@institutoagropolos.org.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here