Para salvar o mundo de seis monstros poderosos, um garoto criou uma máquina especial para enfrentá-los. Contudo, o protagonista, Davi, ainda vai precisar da ajuda de mais seis jovens com super poderes para garantir o futuro da humanidade. A missão não é nada fácil. Os heróis precisam provar que são dignos e corajosos para enfrentar a maior e mais importante aventura de suas vidas. O livro “O Poder dos Amuletos” é a primeira obra do estudante Mateus Lima de Sousa, 19 anos, portador Síndrome de Asperger – tipo mais brando dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA), ou popularmente conhecida “a fábrica de gênios”.


O livro foi lançado no sábado, 8 de novembro, às 19h, na Ler Livraria do Shopping Aldeota. Dedicado a computação gráfica, Mateus lamenta não ter feito a tempo do lançamento as ilustrações de sua primeira obra. Um fato que pretende corrigir nos dois próximos livros, que já estão sendo idealizados. Se levar em consideração que o estudante levou apenas seis meses para escrever o primeiro, os outros devem sair do forno em pouco tempo.


Segundo a mãe de Mateus, a empresária Tânia Maria Lima, o jovem é meigo e muito criativo. Ele conta que a ideia para escrever o primeiro livro chegou de repente. Pensou na representação de seis amuletos (gelo, planta, vento, fogo, magia e eletricidade) e, logo, desenvolveu uma história.

Independência

Diagnosticado aos quatro anos, Mateus conta com uma ampla rede de apoio familiar. A mãe do jovem lembra que na época do diagnóstico havia poucas informações sobre o distúrbio. Enfrentou muitos desafios, buscou todo tipo de ajuda e literatura para compreender quais seriam as limitações do filho. Sofreu com a recusa de várias escolas em receber o garoto. Entendeu que o melhor para Mateus seria estimular sua independência. O jovem concluiu os estudos e chegou a cursar a faculdade de Jogos Digitais, mas trancou para fazer um curso de Computação Gráfica.


Atualmente, além de se dedicar aos próximos livros, Mateus trabalha com a mãe. Ele fica no controle de qualidade conferindo peças de confecção. Conforme Tânia, o jovem é muito cuidadoso, anotando tudo em uma planilha; recebe seu salário quinzenalmente. O estudante conta que gosta da independência que o emprego traz. “O nosso objetivo é fazer com que ele seja o mais independente possível e que consiga se desenvolver nessa questão de interagir com outras pessoas e ter responsabilidade. De certa forma, na empresa, o Mateus tem um ambiente conhecido, porque eu estou presente, e assim, de pouquinho, e pouquinho ele vai deslanchando”, relata Tânia.


Com a venda do primeiro livro, Mateus já tem planos de comprar um rádio para colocar em seu quarto.


Serviço

Lançamento do Livro O Poder dos Amuletos

Local: Ler Livraria – Shopping Aldeota

Data: 8 de novembro

Horário: 19h

Mais informações: Cely Fraga (85) 8886-1300


Com informações da jornalista Anatália Batista

*Foto: Nayana Melo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here