O 2º Seminário do Movimento Cada Vida Importa: a Universidade na Prevenção e Enfrentamento da Violência no Ceará será realizado no próximo dia 27, das 14h às 17h, no Auditório Rachel de Queiroz, na área 2 do Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará (Av. da Universidade, 2762, Benfica). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas via formulário eletrônico (https://goo.gl/forms/LHFrkeLkKCeFqhxN2).

Este segundo encontro, será debatido o tema “Impactos das desigualdades sociais e das violações de direitos na produção da violência urbana”, com participação da Profª Camila Holanda, da Universidade Estadual do Ceará (UECE); Albaniza Dantas, representante da Rede de Articulação do Jangurussu e Ancuri (REAJAN); e Marileide Luz, da Rede de Desenvolvimento Local, Integral e Sustentável do Grande Bom Jardim (Rede DLIS). A coordenação da mesa ficará a cargo da Profª Veriana Colaço, do Departamento de Psicologia da UFC.

Podem participar do encontro profissionais e estudantes com ações e reflexões relacionadas a políticas públicas de educação, saúde, cultura e arte, lazer e esporte, moradia, assistência social, segurança pública, além de integrantes de movimentos sociais, coletivos juvenis, redes e fóruns ligados à temática e pessoas da sociedade civil em geral.

Cada Vida Importa

O Movimento Cada Vida Importa é resultado de articulação de integrantes de 14 instituições de ensino superior cearenses, formando uma frente de mobilização para sensibilizar a comunidade acadêmica contra o extermínio da população jovem, negra e pobre das periferias de Fortaleza e do Ceará.

O primeiro seminário ocorreu em 23 de janeiro do mês passado, na Universidade de Fortaleza (UNIFOR), e o terceiro seminário já está programado para ocorrer na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), em data a ser divulgada.

A Profª Angela Pinheiro, integrante do Núcleo Cearense de Estudos e Pesquisas sobre a Criança (NUCEPEC), vinculado ao Departamento de Psicologia da UFC, explicou que a intenção do movimento é focar em ações preventivas, contribuindo para a diminuição dos índices das diversas expressões da violência cotidiana e da violação de direitos, cujas vítimas, como têm demonstrado as estatísticas, são predominantemente jovens negros moradores da periferia.

Ela citou que, somente no ano passado, 981 crianças e adolescentes foram assassinados no Ceará.

Integram o Movimento a UFC, UNIFOR, UNILAB, UECE, Instituto Federal do Ceará (IFCE), Centro Universitário Devry Fanor, Centro Universitário 7 de Setembro, Centro Universitário Christus, Faculdade de Tecnologia Intensiva, Centro Universitário Estácio do Ceará, Universidade Regional do Cariri, Faculdade Ateneu – Campus de Messejana, Faculdade Farias Brito e Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza.

Serviço

2º Seminário do Movimento Cada Vida Importa
Dia 27, das 14h às 17h, no Auditório Rachel de Queiroz
Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará
Av. da Universidade, 2762, Benfica

Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here