Foto: Reprodução / Internet
Ilustração de uma das capas do livro Iracema. Foto: Reprodução / Internet

Iracema, um dos maiores clássicos da literatura nacional de autoria do cearense José de Alencar, ganha espaço na programação da Rádio Universitária FM, em formato de radiodrama, marcando mais uma parceria do equipamento da UFC com o campus de Fortaleza do IFCE. Com capítulo único, a trama vai ao ar, às 7h30, 11h30 e 18h30 no dia 1º de maio e celebra o aniversário de nascimento do escritor.

Projeto de extensão do IFCE, numa articulação da Casa de Artes e Coordenadoria de Comunicação Social do IFCE campus de Fortaleza, o radiodrama tem no elenco: Ana de Brecht, como Iracema; Gedson Oliveira, como Martin e Caubi; W. Renoir Melo, como Araquém e Irapuã; e Patrício Ramonn, como Poti. A produção é de Taciana Morais. O jornalista e coordenador de programação da Universitária FM, Caio Mota, é responsável pela narração e edição. A adaptação do clássico é Leda Freitas, Manuella Nobre e Jailson Neves.

De acordo com a coordenadora de Comunicação Social da unidade do IFCE em Fortaleza, Manuella Nobre, a produção de radiodramas e radionovelas consolida a parceria com a Rádio Universitária e abre novos espaços para as produções dos alunos. ” A criatividade e a qualidade técnica de nossos discentes ficam comprovadas também nesse gênero. Aliás, esse projeto só existe pela adesão e dedicação desse grupo das Artes”, destaca ela.

Iracema é o terceiro produto do campus de Fortaleza do IFCE na grade da Rádio Universitária. Em 2016, a emissora levou ao ar a radionovela A Mão que Balança o Bolso e, em 2017, O Demônio Familiar – todos textos da literatura cearense. Todas as três produções radiofônicas contaram com a participação de alunos voluntários da Licenciatura em Teatro.

“Ter novelas e dramas de volta à nossa programação, como estamos fazendo nos últimos anos, é de extrema importância para a valorização do rádio brasileiro”, afirma Caio Mota. Além disso, ele destaca o espaço de formação da Universitária FM ao trazer estudantes de teatro para os estúdios retomando gêneros consagrados no passado.

Sobre o clássico

Iracema é a obra mais conhecida da literatura romântica nacionalista do escritor cearense José de Alencar. Escrito e publicado em 1865, a edição é representante do “romance indianista”. O Brasil vivia a euforia nacionalista que se iniciara com a independência em 1922. Os escritores românticos assimilaram os ideais nacionalistas do romantismo europeu e os adaptaram as condições peculiares de nossa realidade.

Na tentativa de despertar o sentimento patriótico nos brasileiros, Alencar destacou, na obra, as riquezas naturais e virtudes nacionais. Iracema narra a história de um amor improvável entre uma índia e um colonizador português, no início do processo de colonização efetiva da costa brasileiro, no século XVII. Desse amor nasceria o primeiro mestiço, símbolo de uma nova raça que seria o povo brasileiro.

Ficha Técnica

Elenco: Ana de Brecht como Iracema, Gedson Oliveira como Martin e Caubi W., Renoir Melo como Araquém e Irapuã, Patrício Ramonn como Poti
Produção: Taciana Morais
Narração e edição: Caio Mota
Uma obra de José de Alencar
Adaptação: Leda Freitas, Jailson Neves e Manuella Nobre.

Serviço

Radiodrama Iracema na Rádio Universitária FM
Capitulo único – dia 1º de maio
Horário: 7h30, 11h30 e 18h30

Com informações da assessoria de Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here