Projeto Vida e Esporte – Futebol, iniciativa da Associação Estação da Luz, atende cerca de 200 crianças e adolescentes com aulas teóricas e práticas, no Eusébio.

Na manhã da última quarta-feira, 21, às 9h, a Associação Estação da Luz realizou o lançamento da edição 2024 do projeto Vida e Esporte – Futebol, no campo do Juventus, no município de Eusébio. Essa iniciativa, voltada para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, tem como objetivo principal promover o desenvolvimento humano e inclusão social por meio da prática esportiva.

O evento de lançamento foi marcado por um torneio emocionante, no qual as turmas do projeto puderam mostrar suas habilidades e espírito de equipe em campo. Além disso, o destaque ficou por conta da presença ilustre de dois ídolos do futebol cearense: Marcelo Boeck, ex-goleiro e atual assessor executivo do Fortaleza, e Saulo Mineiro, atacante do Ceará. Na ocasião, os dois tiraram fotos e distribuíram autógrafos entre os alunos e alunas do projeto e também aproveitaram para enfatizar a importância do esporte como ferramenta de transformação social.

Foto: Divulgação

“É nessa idade que essas crianças, que são tão necessitadas, precisam de um apoio e de um suporte, onde um projeto como esse entra diretamente na formação desses jovens, que serão grandes cidadãos no futuro”, afirmou Boeck. Mineiro lembrou que, assim como as crianças e adolescentes atendidos pelo projeto, também acreditou que podia se tornar um jogador profissional e foi graças a outro projeto como esse em Uberlândia (MG) que ele conseguiu realizar esse sonho: “Já passei por muitos obstáculos em minha vida, mas nunca desanimei. Eu tive fé e persistência pra conseguir me tornar um atleta profissional, então é de suma importância acreditar e apoiar projetos como esse da Associação Estação da Luz”.

Sonhar grande

O lançamento do projeto Vida e Esporte – Futebol representa mais do que uma simples atividade esportiva. É um verdadeiro compromisso com o futuro dessas crianças e adolescentes, oferecendo oportunidades de crescimento pessoal e social para meninas e meninos como o Brenno, de 10 anos. O pai do garoto, Paulo Ricardo Lopes, afirma que conheceu o projeto pelas redes sociais, no perfil do instagram da instituição, e descrobriu ali, uma grande  oportunidade para a educação e para o futuro do filho.

“Todos os dias eu procuro, primeiramente, educá-lo dentro de casa, com obediência aos pais, incentivando, desde cedo, aos estudos, para que se torne um grande atleta, mas sobretudo um cidadão. Tenho certeza que os ensinamentos que ele recebe aqui no projeto serão fudamentais para isso”, diz Felipe, que tem uma meta ousada para o futuro do Filho no futebol: Queremos que ele se torne o top 3 do mundo. Aprendi que sonhar pequeno e sonhar grande dá o mesmo trabalho. Então, vamos sonhar grande em busca desse objetivo.” Brenno reconhece o incentivo e apoio do pai na busca pela realização desse sonho. “Ele me ensina e faz com que eu não desista. Agradeço a ele e à Estação da Luz por ter me aceito. Se não fosse por eles, seria muito mais difícil pra mim”, disse Breno, que não conseguiu esconder a emoção.

Sobre o projeto Vida e Esporte – Futebol

O professor Edilson Filho orienta os alunos em aulas teóricas e práticas, no Campo do Juventus, no Eusébio. Foto: Divulgação

O Projeto Vida e Esporte – Futebol beneficia gratuitamente e continuamente crianças e adolescentes do município de Eusébio e adjacências, na faixa etária de 7 a 17 anos, que se encontram em situação de vulnerabilidade ou risco social, que estejam matriculados na rede de ensino e frequentando regularmente a escola. Os alunos participam de aulas práticas e teóricas de futebol, de caráter educativo, assim como participam de atividades recreativas e culturais, somadas, ainda, a diversas abordagens relacionadas ao desenvolvimento humano, contribuindo para a sua inclusão social.

O projeto da Associação Estação da Luz tem como diferencial aulas da modalidade futebol aliadas ao Programa Sathya Sai de Educação em Valores Humanos (PSSEVH) e às orientações e atividades socioeducativas, voltadas para o desenvolvimento humano, social, psicológico, motor e afetivo, em conjunto de ações de proteção, promoção e defesa dos direitos de nossos atendidos e diminuição dos riscos sociais, promovendo transformações reais na vida dos alunos.

Sobre a Associação Estação da Luz

A Associação Estação Luz é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), sem fins lucrativos, sediada em Eusébio-CE, com atuação local e nacional. Criada em 12 de fevereiro de 2004, por um grupo de voluntários, assumiu a missão de desenvolver Projetos Sociais nos segmentos de Educação, Cultura e Esporte voltados para crianças, adolescentes, adultos e idosos, por meio de ações para o fortalecimento dos valores humanos  e melhoria da qualidade de vida dos beneficiários e suas famílias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here