Iniciativa é realizada em parceria com a Associação Fortaleza Azul (FAZ), instituição que reúne cerca de 400 autistas e seus familiares

 

A Iceland – A Terra do Gelo e a Associação Fortaleza Azul (FAZ) se uniram para proporcionar um momento especial e congelante para um grupo de 60 autistas de diversas idades. Sessões especiais foram realizadas na terça (26) e na quarta (27) para os membros da associação, juntamente com acompanhantes, que viveram toda a experiência de um ambiente com temperaturas de até -15ª graus e mais de 30 toneladas de gelo cristalino em esculturas interativas. A ação social marca o mês de conscientização sobre o autismo, cuja data mundial é o dia 2 de abril. 

A iniciativa promoveu um momento de diversão, de inclusão e acolhimento para as pessoas autistas, proporcionando a experiência da Iceland – A Terra do Gelo, mas com as adaptações necessárias para tornar o ambiente mais agradável para os participantes. “A Iceland foi pensada para oferecer uma experiência única em Fortaleza, voltada para reunir famílias, casais e amigos através de um ambiente temático e de muita diversão. Para a iniciativa com a Fortaleza Azul, buscamos adaptar nosso espaço com todo o cuidado, fazendo um ajuste na intensidade das luzes e da música, para tornar o nosso encontro com os participantes um momento especial, mas sem perder o melhor que é a sensação de estar em um ambiente congelante”, comenta Amanda Gurgel, gerente de Marketing da Iceland. Em todas as sessões da Iceland – A Terra do Gelo, portadores de necessidades especiais e um acompanhante têm direito a meia entrada cada um.

Para a Daniela Botelho, presidente da FAZ, o momento marca as celebrações e ações realizadas pela entidade em alusão ao mês de conscientização ao autismo. “Durante todo o mês, trabalhamos iniciativas para tornar a conscientização sobre o autismo, promovendo o acolhimento e a informação. Ficamos muito felizes com o convite e os cuidados da Iceland”. 

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), é uma condição de saúde caracterizada por déficit na comunicação social (socialização e comunicação verbal e não verbal) e comportamento (interesse restrito ou hiperfoco e movimentos repetitivos). A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou, em 2007, o dia 2 de abril como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

Dados da OMS estimam que 70 milhões de pessoas no mundo vivem com alguma forma do transtorno, o que corresponde a cerca de 1% da população mundial. No Brasil, ainda não existem dados oficiais sobre esse público. Sancionada em 2019, a Lei 13.861 passou a obrigar o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a perguntar sobre o autismo no censo populacional. Devido à pandemia, o censo que deveria ter sido realizado em 2020 só acontecerá neste ano. A partir de agosto de 2022, recenseadores do IBGE deverão passar a aplicar perguntas sobre o tema no questionário de amostra, como forma de mapear quantas pessoas vivem com o transtorno no País e quantas outras também podem ter, mas ainda não possuem o diagnóstico.

 

Sobre a Iceland- A Terra do Gelo  

A Iceland – A Terra do Gelo traz uma experiência congelante em pleno Ceará, com um ambiente temático completo com paredes, esculturas feitas de gelo cristalino e selfie points em gelo, em temperaturas que podem chegar até a – 15º graus Celsius, com cenários lúdicos inspirados nas regiões mais frias do mundo. A atração está montada no piso L2 do shopping RioMar Fortaleza e funciona todos os dias, com sessões das 13 horas às 21 horas. Ao todo são 30 toneladas de gelo que garantem um frio polar e mantém intactas as diversas esculturas produzidas por escultores especializados.

 

Sobre a FAZ

A Associação Fortaleza Azul (FAZ) é uma instituição com sede em Fortaleza e que reúne cerca de 400 autistas e seus familiares. Além do trabalho de acolhimento e inclusão junto às pessoas autistas e suas famílias, a FAZ, em parceria com profissionais de saúde, entidades governamentais e empresas, busca realizar ações que levem informações acerca do TEA para a população geral, para que, a partir do conhecimento possam se conscientizar e diminuir os estigmas sobre as pessoas que possuem a condição. 

Entre as ações realizadas pela Associação estão projetos como sessões de cinema adaptado para autistas; Jornadas de Autismo durante o Dia Mundial do Autismo, palestras em escolas e capacitação de educadores na inclusão de autistas nas escolas regulares; além de ações especiais em datas comemorativas e do projeto (TEA)MAR, que busca proporcionar bem estar, qualidade de vida e inclusão esportiva e social de pessoas dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias, por meio de aulas gratuitas de stand-up paddle, esporte aquático que é uma variante do surf, no qual o praticante, em pé numa prancha, usa um remo para se mover através da água.  A atividade ajuda no processo de inclusão, de socialização e até mesmo como processo terapêutico, uma vez que trabalha o desenvolvimento motor e sensorial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here