No próximo dia 31 de março, o Hospital São José (HSJ), unidade referência em doenças infecciosas do Ceará, completa 45 anos de histórias e desafios. A data será comemorada com programação especial que começou nesta quinta-feira (26) e segue até terça-feira (31). Com quase meio século de existência, o HSJ destaca a evolução nos setores técnico, tecnológico e assistencial, um conjunto que fortalece o atendimento aos pacientes.


Segundo o hospital, desde sua inauguração, o HSJ participou no combate de todas às grandes doenças infecciosas endêmicas e epidêmicas de nosso estado, como tétano, raiva humana, difteria, coqueluche, febre tifóide, meningite, dengue, tuberculose, hepatites virais. Nesse contexto, era conhecido também como Hospital de Isolamento, na década de 70.

Aids

Quando surgiram os primeiros casos de Aids, nos meados de 1980, o hospital destacou-se no tratamento das pessoas vivendo com HIV/Aids. Foram criadas novas unidades, um ambulatório para acompanhamento, Bloco Cirúrgico e a Central de Esterilização e executadas reformas como a do laboratório. Um salto significativo para o bom acolhimento e atendimento da população da capital e do interior. “O HSJ vem desempenhando  papel  fundamental  e estratégico  no sistema  de saúde de nosso  estado, respondendo  a contento às demandas de nossa população”, ressalta o diretor geral do HSJ, Dr. Roberto da Justa Pires Neto.


Atualmente, o Hospital São José conta com 120 leitos, cinco unidades de internamento, entre elas uma exclusivamente pediátrica e acompanha mais de cinco mil pacientes por mês no ambulatório da unidade com atendimento, distribuição de medicamentos e realização de exames.   

Ensino e pesquisa

Além de referência no tratamento de doenças infecciosas, o Hospital São José se destaca também como unidade de ensino e pesquisa, formando médicos infectologistas de várias instituições de ensino da medicina do Ceará, de outros estados brasileiros e até de outros países. No HSJ está um dos mais modernos Centros de Estudos do Norte e Nordeste, reconhecido pelo Ministério da Educação. Nos últimos dois anos começou a fazer parte da Rede Rute, a Rede Universitária de Telemedicina, uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia que garante mais aperfeiçoamento aos serviços médicos já oferecidos e a troca de experiências com hospitais de várias regiões do Brasil e do exterior.

45 anos e as perspectivas

O hospital assegura que planeja atender de forma ainda mais humanizada a população. “Começa um novo ciclo e com ele estão renovadas as energias, a esperança e o desafio de avançarmos. Que este novo ciclo seja de oportunidades, avanços e conquistas para o Hospital São José de Doenças Infecciosas”, afirma Roberto  da Justa.


Com a parceria do Governo do Estado, estão previstas a ampliação e modernização do Serviço de Imagem, com inauguração do Setor de Tomografia e aquisição de novos equipamentos. Também está prevista para 2015 reforma e ampliação do Serviço de Emergência e início da construção do novo ambulatório e aumento de leitos, de 120 para 180, beneficiando os usuários que são acompanhados e os que chegam para atendimento emergencial.

Voluntariado

Dentro da história do HSJ, um capítulo importante é o trabalho desenvolvido por voluntários em prol dos pacientes. Um momento de conversa, um trato carinhoso nas unhas ou cabelo, um braço amigo para ajudar a levantar da cama são ações simples, mas de grande significado para pacientes com HIV/Aids. A solidariedade é prestada por pessoas que integram o Grupo Girassol, ligado à Associação de Voluntários do Hospital São José (AVHSJ).


O Grupo de Apoio Girassol conta atualmente com 50 integrantes, com idades a partir de 18 anos. Jovens e adultos de várias profissões e atividades fazem pelos pacientes “o trabalho que um familiar faria”, diz a voluntária Rita Rodrigues do Nascimento. Dar alimento na boca, levar para o banho, conversar, passear pelo hospital, sair para resolver questões burocráticas, ser uma companhia amiga. Tudo isso faz parte do trabalho quer requer carinho, amor e compromisso.

Programação

De 26 a 31 de março (data oficial do aniversário de 45 anos do HSJ), estão programadas várias atividades que vão envolver funcionários, ex-diretores e pacientes.


26 de março

8h – Alvorada no pátio do Hospital São José

10h – Inauguração da galeria de ex-diretores com a presença dos ex-gestores da unidade.

12h às 17 h – Feira de Artes dos funcionários do Hospital São José

27 de março

15h – Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Ceará

30 de março

9h – Sessão Solene na Câmara Municipal de Fortaleza


31 de março – Data oficial dos 45 anos do HSJ

19:30 – Solenidade e confraternização com funcionários, autoridades do Governo do Estado, parceiros do HSJ.

Local – Auditório Castelo Branco (Reitoria UFC).

Apresentação da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho e show com a cantora Lorena Nunes.


Com informações do Hospital São José e Secretaria Estadual da Saúde

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here