A cerimônia comemorativa celebra os 300 transplantes de medula óssea realizados no Ceará e ocorrerá na quarta (15), às 9 horas, no auditório do Hemoce



Foto: Divulgação / Assessoria


O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará – Hemoce, do Governo do Ceará, e o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) realizam na quarta-feira, 15 de março, às 9 horas, no auditório do Hemoce, a solenidade comemorativa da marca histórica dos 300 transplantes de medula óssea feitos no Ceará, no período de 2008 e fevereiro de 2017. A cerimônia terá início com uma celebração eucarística seguida das homenagens e descerramento da placa de comemoração. Na programação, parceiros e personalidades da sociedade serão homenageados por fazerem parte dessa conquista.

Marca Inédita

Em março, o número de transplantes de medula óssea passou de 300 para 305 no Ceará. O mais recente procedimento aconteceu na quinta-feira, 9, em uma paciente de Fortaleza, de 63 anos de idade. A marca inédita no Estado é fruto da parceria do Hemoce com o Hospital Universitário Walter Cantídio que, desde 2008, garante a realização dos transplantes de medula óssea em pacientes do Ceará e até mesmo de outros estados. De acordo com a diretora geral do Hemoce, Luciana Carlos, o número representa avanços expressivos. “Além do número positivo, o mais importante é destacar a qualidade dos procedimentos que garantem o sucesso dos transplantes e dá aos pacientes da rede pública do Ceará possibilidade de tratamento, melhorando a expectativa de vida”, fala Luciana Carlos.

 

Hoje o Ceará tem uma média de sobrevida dos pacientes transplantados de 95,3 %, superior à média nacional que atualmente é de 90%, de acordo com a Organização Mundial de Saúde – OMS.  O Hemoce é responsável ainda pelo cadastro dos doadores voluntários de medula óssea, triagem de candidatos, testes de compatibilidade, exames e coleta da medula por aférese.  Já o HUWC é responsável pela realização do transplante e acompanhamento posterior do paciente.

 
Transplantes

O transplante de medula óssea é um tipo de tratamento indicado para algumas doenças que afetam as células do sangue. De 2008 até agora, já foram 254 transplantes do tipo autólogo (com medula do próprio paciente), 45 alogênicos aparentados (quando o doador tem parentesco com o paciente), cinco alogênicos não-aparentados (com medula doador sem parentesco) e um haploidêntico (quando a compatibilidade entre paciente e doador é parcial).

 

Além da realização dos exames, o Hemoce também coleta células para transplante  alogênico não aparentado, em pacientes de outro estados e países. Esse procedimento começou a ser realizado em 2012. Foram feitas 27 coletas sendo 16 para transplante de medula óssea em outros estados e 11 em outros países (Estados Unidos, França, Itália, Portugal, Canadá, Argentina, Holanda e Turquia).

 
Doações

Para ser um doador de medula óssea é simples. Basta ter entre 18 e 55 anos de idade, estar bem de saúde, não ter sido diagnosticado com câncer e apresentar documento de identidade e comprovante de endereço. O cadastro será concluído com a assinatura de um Termo de Consentimento e a coleta de uma amostra de sangue (10 ml). Esta amostra será encaminhada para um laboratório especializado onde serão feitos os exames necessários. Os resultados são enviados para o Redome. Sendo constatada a compatibilidade entre doador e receptor, o Hemoce e o Redome entram em contato com o voluntário para que sejam feitos os próximos exames e a doação de medula óssea possa acontecer.

 
Serviço

Solenidade de comemoração dos 300 transplantes de medula óssea

Data: 15 de março (quarta-feira)

Horário: 9 horas

Local: Auditório do Hemoce – Rua Capitão Francisco Pedro, S/N, Rodolfo Teófilo, Fortaleza, Ceará


Com informações da Assessoria do Evento


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here