Sensível à causa de proteção aos animais, a Companhia Teatral Acontece está em processo de montagem do espetáculo “Telhado de Gatos”, que abordará a adoção responsável de animais. Com estreia marcada para o dia 28 de março, a peça é uma adaptação do livro infantil homônimo, da autora cearense Thyane Maia, e conta com roteiro de Neto Sier e direção de Almeida Júnior.


“Desde criança sempre fui apaixonado por gatos e cachorros e sofria muito ao vê-los abandonados nas ruas. Lembro que aos 15 anos, trabalhava em uma fábrica e apareceu por lá dois gatinhos, que eu fiz questão de adotar. Lá no Teatro Acontece/Escola Livre de Teatro já apareceram dezenas de gatos e conseguimos que a maioria fosse adotada. Quando não consigo a adoção, levo para casa. Hoje crio 19 gatos e dois cães, todos recolhidos das ruas”, conta o diretor, Almeida Júnior.


E para levar a temática da adoção responsável de animais aos palcos, a Companhia Teatral Acontece realiza uma campanha por meio do site Vakinha para arrecadar recursos financeiros para compra de figurinos, cenário, material gráfico e filmagem. “Os animais são nossos tesouros. Faço tudo por eles. Precisamos debater o tema e melhorar o mundo dos nossos bichinhos. Destinaremos 30% da bilheteria da temporada para a castração de cães e gatos abandonados em Fortaleza”, explica Almeida Júnior.


As doações no site Vakinha poderão ser realizadas até o dia 20 de março, a partir de R$ 10, de forma segura e rápida, com opções no boleto bancário ou cartões de crédito ou débito. Link: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/peca-de-teatro-incentiva-a-adocao-de-animais.

Sinopse “Telhado de Gatos”

Uma menina chamada Thyane, que vive na solidão de sua casa, tem uma grande surpresa no seu telhado, chegam dois gatinhos cantores Noob e Hannibal, eles tentam guardar segredo do talento de cantar, Noob todo atrapalhado acaba entregando. Com o passar dos tempos, novos gatos vão surgindo no telhado. Todas as noites uma velhinha aparece, e fica incomodada e sequestra alguns gatos. Tyane percebe o desaparecimento dos gatos e tem ideia de fazer um concerto de gatos, para que seus amigos possam adotar os gatinhos que vivem no seu telhado. O elenco de “Telhado de Gatos” é formado pelos atores Lucas Gomes, Neto Sier e Raíssa Menezes.

Sobre a Cia. Teatral Acontece

A Cia. Teatral Acontece (CTA) foi fundada em 16 de julho de 2002 com o objetivo de gerar oportunidade aos novos agentes culturais e formação de multiplicadores teatrais. Realiza várias atividades para a classe teatral e a comunidade em geral, por meio do Curso de Iniciação Teatral Acontece (Cita), festival de esquetes, espetáculos e outras ações de democratização da linguagem teatral. O Cita foi criado no mesmo ano de sua fundação e já formou 22 turmas de multiplicadores teatrais nos municípios de Baturité, Pacajus, Horizonte, Apuiarés, Pires Ferreira e 17 turmas somente em Fortaleza.


Em 2003, a Companhia criou a Confraternização dos Artistas Cearenses (Conarce), que aconteceu até 2007, valorizando os artistas de todo o Estado. Em 2011, a CTA foi selecionada para participar do programa Teatro & Circunstância, na TV Sesc (SP), para a temporada do programa “A História se reinventa”. A Acontece foi considerada uma das companhias referência em iniciação teatral na região Nordeste. Entre os principais espetáculos da CTA estão ‘A gata borralheira’, ‘O camaleão e a liberdade’, ‘Não tem dois pais?’ e ‘Floresta dos lobos’. Em março de 2015 foi inaugurada a sua própria sede, O Teatro Acontece – Escola Livre de Teatro, no bairro Monte Castelo, onde realiza ações de formação, temporadas de espetáculos, encontros na sua Cantina do Mateus e disponibiliza o espaço para ensaios de grupos.

Serviço

Teatro Acontece | Escola Livre de Teatro

Local: Rua João Tomé, 640, Monte Castelo.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here