Foto: Reprodução / Internet

Os apaixonados por flores ganham de presente o “1º Orquídeas no Parque”, de 8 a 10 de novembro, no Parque do Cocó. Dois orquidários comerciais estarão presentes: o Flores do Lago, de Minas Gerais, e o Santa Gertrudes, do Ceará. Centenas de espécies e híbridos, com valores a partir de R$20,00, estarão à disposição dos visitantes – sejam aqueles que já cultivam orquídeas e desejam ampliar suas coleções, sejam os que estão descobrindo agora estas flores tão belas e resolveram adquirir seus primeiros vasos. Os visitantes também terão acesso gratuito a palestras e oficinas de cultivo envolvendo as orquídeas e outros temas do interesse dos amantes da natureza.

O evento tem programação gratuita e nas tendas dispostas no entorno da exposição, serão comercializados cactos e suculentas, bromélias e rosas do deserto, artesanato e antiguidades, assim como material utilizado no cultivo, como vasos, substratos, adubos, hormônios e defensivos.

O 1º Orquídeas no Parque será a segunda grande exposição promovida, este ano, pela Associação Cearense de Orquidófilos (ACEO). A primeira aconteceu em fevereiro, na Casa de José de Alencar, onde teve lugar a 12ª edição do FestOrquídeas. Desta vez, com apoio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), a mostra se realiza no Parque do Cocó. Soma-se, também como apoiador do festival, a Leroy Merlim, que vem comercializando, em Fortaleza, um grande estoque de orquídeas de qualidade.

Orquídeas

As orquídeas são uma família de plantas surpreendente com 35 mil espécies na natureza e muitos híbridos. O Nordeste é conhecido por ter na natureza a Cattleya Labiata, a rainha do Nordeste, de perfume inconfundível e conhecida mundialmente entre os colecionadores. Está na lista de plantas em extinção do IBAMA, mas ainda em abundância no Ceará. No Ceará, são 89 espécies de 45 gêneros diferentes de orquídeas. Ao contrário do que muitos pensam são plantas de fácil cultivo e que podem durar a vida inteira. Os cuidados básicos pra manter sua orquídea sempre bonita e ter flores na sua época de floração é utilizar adubos próprio para orquídeas, água conforme a necessidade da plantas, oferecer boa luminosidade, dar carinho e atenção.

O cultivo de orquídeas é uma das atividades de lazer mais difundidas no mundo inteiro e tem atraído cada vez mais os cearenses, graças ao trabalho de divulgação desenvolvido pela ACEO nos últimos anos. A orquidofilia é um hobby crescente no Nordeste e atrai um público de cerca de 12 mil pessoas.

Programação:

Sexta-feira (8/11)

• 8h às 12h – recebimento de plantas

• 13h às 14h – Julgamento

• 14h às 17h – Abertura da exposição

• 15h – Oficina de cultivo de orquídeas

Área de vendas aberta das 8:00 às 17:00

Sábado (9/11)

• 8h ás 17h – Visitação

• 10h – Oficina de cultivo de orquídeas

• 14h – Oficina de cultivo de orquídeas

• 15h – Palestra “Orquídeas do Ceará: ontem, hoje e amanhã”. Roberto Otoch (Instituto de Desenvolvimento Ambiental e Social do Ceará IDASC) e Marcelo Carvalho (Diretor técnico e científico da ACEO)

Domingo (10/11)

• 8h às 16h – Visitação

• 9h – Oficina “Como fotografar orquídeas”, com Lucas Dib.

• 11h – Oficina de cultivo de orquídeas

• 14h – Oficina de cultivo de orquídeas

• 15h – Entrega da premiação.

• 16h – Encerramento da exposição e devolução de plantas

Observação:

Domingo pela manhã, haverá a presença de Joaquim Saldanha Meliponario Parque Escola com as abelhas sem ferrão, uma mesa com caixa de abelhas e divulgação da importância da preservação das abelhas.

Vendas:

Orquídeas com os orquidários comercias Flores do Lago de Patos de Minas e Santa Gertrudes do Ceará.

Cactos, suculentas, plantas ornamentais, rosas do deserto, material de cultivo de orquídeas, como: vaso, substrato, adubos, hormônios de defensivos.

Serviço:

“Festival de Orquídeas Fortaleza”
Data: 8 a 10 de novembro
Local: Parque Ecológico do Cocó

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here