São 23 anos de temporadas natalinas na cidade, realizadas pela Câmara dos Dirigentes Lojistas – CDL Fortaleza e pelo Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social – ICDL, sendo um momento de amor e renovação da esperança. O Ceará Natal de Luz cresceu ano a ano e agora é a maior série de eventos de Natal entre as capitais do Brasil. A abertura será no dia 21 de novembro (quinta-feira), às 17h, na Praça do Ferreira, e a programação seguirá até dia 23 de dezembro em diversos pontos da cidade.

O presidente da CDL Fortaleza e diretor do evento, Assis Cavalcante, explica a capacidade social do comércio de ser um agente de difusão de temas para toda a sociedade. “Pensamos em destacar o premiado trabalho do Mestre Espedito Seleiro, sua trajetória de ofício que virou arte e seus 80 anos de vida. A cultura mostrada de forma tão bonita como no Natal é capaz de transformar vidas. Por isso, neste ano em que a CDL completa 60 décadas atuantes, vamos trabalhar transversalmente com o lema da infância, que nos é caro e é de responsabilidade de cada cidadão”, ressalta Assis. Criança é luz para o mundo é o tema da festa que é um presente para todas as famílias, um evento cultural de transformação do presente e um legado para esta geração.

Todos os anos a decoração do Natal espalhada por diversos pontos da cidade é uma doce espera. A identidade visual de 2019 mescla as tradicionais imagens natalinas e a força da cultura nordestina. O tema artístico é do Mestre Espedito Seleiro, destaque no Brasil e no mundo, como criador de icônicas peças em couro, com cores e design original. Ele recebeu título de Mestre da Cultura (Governo do Estado do Ceará) em 2008, tornou-se Notório Saber pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) em 2017 e este ano foi homenageado com o troféu Sereia de Ouro. Prepare-se para ver arte cearense com toque de natal nas praças e nos logradouros que ficam decorados até final de dezembro.

A abertura Ceará Natal de Luz será no dia 21 de novembro (quinta-feira), às 17 horas, na tradicional Praça do Ferreira. Quem já participou desse momento pode confirmar que é imperdível. Uma dica é chegar cedo para aproveitar toda a programação do dia e fazer parte do clima de paz. Quando o sol cair, a apresentação do vídeo mapping, técnica audiovisual projetada há 10 anos exatamente na fachada do prédio do Cineteatro São Luiz, vai dar ainda mais emoção às músicas típicas desta época do ano.

A chegada do Papai Noel também promete alegrar, mas é uma aguardada surpresa. O velhinho, símbolo da doação de presentes do bem, terá roupa inspirada nos desenhos e nas cores do Mestre. Outro momento inusitado será a “chuva” de neve, que desde 2017 a gente vê no Natal e encanta cearenses e turistas.

Já a aparição do Coral da Luz nas sacadas do Hotel Excelsior é um outro ápice da abertura. A interpretação das músicas natalinas por 130 crianças e adolescentes confirma o encantamento dessa época. Os corações batem forte também com os shows do palco principal. Tenores líricos, orquestras e o pernambucano Alceu Valença fazem parte do show. Assim, será inaugurada a temporada de Natal na cidade e o convite é para que todas as famílias possam aproveitar e se encantar com a programação.

Acompanhe o detalhamento dos polos e das ações a seguir:

Praça do Ferreira – É a primeira casa do Ceará Natal de Luz. As decorações no Cineteatro São Luís, na Coluna da Hora e no Hotel Excelsior, além dos logradouros do entorno são um destaque. É o local da abertura e do encerramento do evento, de uma das aguardadas e enormes árvores de natal e da Casa do Papai Noel, que poderá ser visitada durante toda temporada e este ano estará com novidades. Também é nesta praça que fica um posto de troca de garrafas PET por mudas.

Mapping e show de luzes na abertura no Natal de Luz – A arte de Espedito Seleiro inspira a projeção na fachada do Cineteatro São Luiz, celebrando o seu criativo trabalho e os 60 anos da CDL de Fortaleza. Um espetáculo de imagens e sons que mescla técnicas de animação 2D e 3D para valorizar a textura do couro e os desenhos característicos do artista. A novidade em 2019 é a interação do vídeo com o show de luzes da Praça do Ferreira. Luzes que dançam sincronizadas com uma trilha marcante. Essa união de projeção e luzes animadas promete surpreender o público e criar um momento de grande emoção dentro da programação da abertura do Ceará Natal de Luz.

Praça Portugal – Este local fica todo decorado e iluminado, além de receber uma das árvores natalinas tão aguardadas. Lá, teremos programação aos sábados e domingos, dando continuidade à ocupação cultural deste espaço, com espetáculos de teatro, orquestra, tenores, corais e cantores líricos.

Estoril (Praia de Iracema), Praça Luiza Távora (CEART) e Praça Cristo Redentor (Teatro São José) – O Estoril já faz parte do calendário e este ano teremos uma edição do Mercado de Natal, com expositores da cultura popular. E em 2019, as ações culturais serão ampliadas em Fortaleza, espalhando a centelha das boas práticas e, seguindo o lema escolhido para o ano, as atividades infantis serão destaques nos polos da Praça Luiza Távora e do Teatro São José.

Mercado de Natal – A cultura popular terá grande alcance este ano com as edições das feiras de economia criativa na Praça do Ferreira e no Estoril. Essa ação traz para o evento todo o potencial desse modelo de negócios, cada vez mais importante para a geração de renda de diversas pessoas.

Decoração em Prédios e Logradouros – A ambientação com a decoração de prédios e logradouros iluminados leva mais magia para a cidade. Elementos natalinos típicos foram feitos a partir da assinatura artística do Mestre Espedito Seleiro. A partir do dia 21 de novembro as árvores de natal e as luzes decorativas nos seguintes locais: Paço Municipal (sede da Prefeitura de Fortaleza), Palácio da Abolição (sede do Governo do Estado), Câmara dos Dirigentes Lojistas de Fortaleza, Federação das CDLs do Ceará (FCDL-CE), Faculdade CDL, Rua Guilherme Rocha, Avenida Monsenhor Tabosa, Estoril (Praia de Iracema), Universidade de Fortaleza (Unifor), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) e Centro de Eventos do Ceará.

Árvores de Natal – Como serão as árvores de Natal? Pergunta frequente no nosso imaginário todo ano. Em 2019, com o tema artístico assinado pelo Mestre Espedito Seleiro, a tradição da cultura cearense estará estampada na decoração natalina que ganha as cores e as formas dos desenhos em couro do Mestre. A árvore da Praça do Ferreira terá 25 metros e da Praça Portugal, 36 metros.

Coral da Luz – A tradicional apresentação de crianças e adolescentes do Coral da Luz é muito esperada. Todos os dias da temporada de Natal, às 18 horas, integrantes da Associação Nossa Casa Mãe África (ANCMA) e do Coral Ângelus, emocionam e aquecem o coração de cada um que para diante às sacadas iluminadas do Hotel Excelsior, primeiro “arranha-céu” da capital cearense. O coral se prepara durante o ano com as maestrinas Sislaine Simões (ANCMA) e Socorro Raulino (Ângelus). Durante as apresentações de Natal, o coral infanto-juvenil é regido pela maestrina Socorro.

Coral Itinerante – Para cada vez mais gente entrar no clima natalino, esta ação leva as belezas dos cânticos típicos de natal para outros pontos da cidade. Este ano teremos a novidade do Coral Itinerante no Fortaleza Bus (itinerário a confirmar). O coral adulto é do Grupo Vocal Porta Voz e é regido pelo maestro Poty Fontenelle, diretor artístico e cultural do evento.

Ação ambiental – Em 2007, foi lançado o desafio de distribuir 1 milhão de mudas de árvores até 2017. A marca foi alcançada três anos antes, em 2014, e registrando a primeira meta alcançada, uma muda de pau-brasil foi plantada na Praça do Ferreira. Em 2018 foram entregues 100 mil mudas. Este ano, o posto de troca continua atuante na campanha ambiental trocando garrafas plásticas por mudas de árvores frutíferas.

O Ceará Natal de Luz 2019 é realizado pela CDL e pelo ICDL, apresentado pelo Ministério da Cidadania, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e pela Prefeitura Municipal de Fortaleza. O evento conta com o patrocínio das seguintes empresas e instituições: Sesi, Fiec, Café Santa Clara, Zenir, M Dias Branco, Casa Pio, Enel, Newland, Normatel, Banco do Nordeste e Rede. E tem ainda o apoio do Governo do Estado do Ceará, da Câmara Municipal de Fortaleza, da Assembleia Legislativa do Ceará, do Sistema Verdes Mares, da Faculdade CDL, do Sindiônibus, da Indaiá, do Shopping Del Paseo, do Shopping Aldeota e do Jardins Open Mall.

*Programação sujeita a alterações.

Serviço:
Abertura do Ceará Natal de Luz 2019 com apresentação do Mapping, chegada do Papai Noel, Coral da Luz, show de Alceu Valença e muito mais.
Data: 21 de novembro (quinta-feira)
Hora: 17h
Local: Praça do Ferreira, Centro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here