O tempo gasto em comportamentos sedentários está fortemente relacionado a problemas de saúde. De acordo com estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS), pessoas sedentárias têm entre 20% e 30% de aumento do risco de mortalidade, em especial por doenças crônicas. Por isso, a prática regular de atividades físicas e alimentação saudável são fundamentais para manter a saúde. Nesse contexto e também para celebrar o Dia Mundial da Saúde (7 de abril), a Secretaria da Saúde do Estado  (Sesa) promoverá nessa terça-feira, na Praça do Ferreira, das 9 às 16 horas, ações para conscientizar sobre o consumo de alimentos saudáveis e de qualidade.


Durante a ação, quem passar pela praça poderá ver como anda a saúde, com serviços de verificação de pressão arterial, do Índice Massa Corporal (IMC), além de receber orientações sobre alimentação saudável e nutricional. As pessoas vão aprender, ainda, dicas de como conservar e higienizar alimentos, em especial frutas e verduras. Vão ser alertados sobre os riscos da má alimentação para a saúde e qualidade de vida.


A segurança dos alimentos é o tema definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para o Dia Mundial da Saúde 2015. De acordo com a OMS, alimentos não seguros estão ligados à morte de cerca de 2 milhões de pessoas por ano. Os alimentos que contêm bactérias nocivas, vírus, parasitas ou substâncias químicas são responsáveis por mais de 200 doenças, que vão desde diarreia ao câncer.


As ameaças à segurança dos alimentos surgem com as alterações na produção, distribuição e consumo de alimentos, alterações no ambiente, novos e emergentes patógenos e resistência antimicrobiana. A OMS ainda alerta que o aumento das viagens e do comércio internacional aumentam a probabilidade de determinada contaminação se espalhar pelo mundo. Por isso a OMS está promovendo esforços para melhorar a segurança dos alimentos, do campo ao prato. A segurança alimentar é uma responsabilidade partilhada por toda a cadeia de produção de alimentos – dos agricultores e fabricantes a fornecedores e consumidores.

Sedentarismo

Segundo dados do Ministério da Saúde (Vigitel – Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), em 2013, 33,8% da população adulta das capitais praticavam exercícios. O índice é maior que o de três anos atrás (33,5%), o que aponta para uma tendência de aumento deste hábito.


A prevalência da inatividade física em pessoas acima de 18 anos é um dos indicadores utilizados pelo Ministério para monitorar fatores de risco para as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) como câncer, hipertensão e diabetes. De acordo com dados de um estudo divulgado em 2012 pelo periódico The Lancet, o sedentarismo já responde pela redução da expectativa de vida da humanidade de forma tão significativa quanto o tabagismo e a obesidade. São estimadas cinco milhões de mortes por ano em todo o mundo por conta do sedentarismo.


Esse levantamento traçou um perfil da prática de atividade física no mundo e apontou que, no Brasil, 49% da população está inativa, ou seja, realiza menos de 150 minutos de atividade de intensidade moderada por semana. A pesquisa ainda revelou a situação de inatividade física de outros países como Argentina 68,3%, Congo 48,6%, Emirados 62,5%, Estados Unidos 40,5%, México 37,7%, Portugal 51% e Japão 60,2%.



Serviço

Dia Mundial da Saúde

Data: 7 de abril de 2015

Local: Praça do Ferreira

Horário: 9 às 16 horas

Ações: Orientação sobre o consumo de alimentos saudáveis e de qualidade; serviços de verificação de pressão arterial, do Índice Massa Corporal (IMC); e dicas de como conservar e higienizar alimentos, em especial frutas e verduras.


Com informações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Ceará

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here