No mês em que se comemora o Dia da Criança – 12 de Outubro – o Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará oferece programação gratuita em Fortaleza e Sobral no período de 9 a 16. Participam do evento artistas e companhias do Brasil (Ceará e São Paulo), Espanha, França e Itália. No programa  espetáculos de teatro, teatro de objetos, teatro de animação, lambe-lambe (teatro de miniaturas), contação de histórias, dança, circo, música e clowns, em 25 apresentações. Além disso, estão programadas ações formativas, como  cursos e oficinas.


As atividades em Fortaleza acontecem no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), Caixa Cultural Fortaleza, Sesc Senac Iracema e Vila das Artes, e em Sobral no Theatro São João e Parque da Cidade. Uma parte dos ingressos será destinada a escolas públicas. Para promover a inclusão de pessoas com deficiência visual e auditiva  são ofertados, respectivamente os serviços de audiodescrição e intérpretes de libras.

ATRAÇÕES


As companhias estrangeiras são: as espanholas Cia. Mons Dansa, com “Momentari” (espetáculo de dança), e The Bag Lady Theater apresentando “Bag Lady” (teatro de objetos); as  francesas La Boîte à Sel, em “Play” (espetáculo de teatro de objetos e voltado para a primeira infância), e Areski, com a peça “Vagabundo” (teatro de objetos); e da Itália vem Peirotto e Pampaloni com “Antes tarde do que nunca” (espetáculo de clowns e música clássica).


Do Brasil, participam 11 artistas ou companhias teatrais, sendo  10 são do Ceará. De São Paulo, o Paraladosanjos vem com o espetáculo circense “O imprevisível circo da lua”. Do Ceará, um dos destaques é a estreia de “O Pequeno Casaco Solitário”, do Grupo Bagaceira de Teatro (espetáculo de teatro de objetos).

 

Ainda do Ceará, estão no programa: “Mistura – A Dança das Coisas”, do Grupo N Infinito (espetáculo de dança), “LIX, o super lixeiro em ‘Chama a minha mãe aíii!'”, com o Grupo Teatro Novo (peça de teatro com audiodescrição), “O vento que sopra em Quetzalcoat”, do Grupo Teatro Imaginarium (teatro, com serviço tradução em libras), “Criaturas de Papel”, do Bricoleiros Teatro de Bonecos (teatro de animação), os espetáculos de teatro de miniatura (lambe-lambe) “As Estripulias do Palhaço Trepinha”, da Cia Epidemia de Bonecos, e “A Surpresa”, de Ângela Escudeiro, e os trabalhos de contação de histórias “Iroko”,de Edivaldo Batista, “O Jabuti e o Chacal e outras histórias de animais”, com Paula Yemanjá, e “Essa história é o bicho!”, das Costureiras de Histórias.

 

Diversos convidados internacionais participaram do Festival. A organização do evento  destaca: Peter Kirk (Membro do Conselho Dinamarquês da  Assistej – International Association of Theater for Children and Young People e Diretor do Asterions Hus, onde desenvolve projetos artísticos e educativas na área de teatro e dança), Peter Mancher (Programador e coordenador internacional do Danish Children’s Theatre Festival – Festival de Teatro Infantil da Dinamarca), Karen Acioly (Diretora do FIL – Festival Internacional de Linguagens no Rio de Janeiro) e Lina Rosa (Diretora do Sesi Bonecos e do FITO – Festival Internacional de Teatro de Objetos, eventos itinerantes realizados no Brasil).


 Para conhecer a programação completa, acesse www.festivaltic.com.br


Mais informações: Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará – (fone: 85)


•    Com informações da assessoria de imprensa do evento / Foto: Divulgação

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here