O filme “Awake – A Vida de Yogananda” chega a Fortaleza nos próximos dias 26, 27 e 28 de janeiro. A obra que narra a trajetória do mestre iogue indiano, Paramahansa Yogananda (1893-1952), terá exibição especial no Cineteatro São Luiz. Precursor da Yoga no Ocidente e autor do aclamado livro “Autobiografia de um Iogue”, o mestre disseminou, por mais de 30 anos no Ocidente, sua mensagem de amor, paz e realização divina.


O documentário chega ao Brasil depois de grande sucesso nos Estados Unidos, onde obteve vários prêmios. O documentário tem participações e depoimentos antigos como os de George Harrison e Deepak Chopra, e mistura cenas raras de Yogananda com encenações. O filme é dirigido por dois nomes já indicados ao Oscar e a prêmios do Sundance Festival: Paola de Fiori (Speaking In Strings, 1999) e Lisa Leeman (One Lucky Elephant, 2010), a segunda vencedora de um dos troféus do Sundance em 1990 por “Metamorphosis: Man Into Woman”.


Segundo as diretoras do filme, Paola e Lisa, em entrevista ao site www.culturadepaz.com.br, a oportunidade para filmar a obra surgiu em 2008, contudo, através de um financiamento de doadores anônimos. Conforme as diretoras, os discípulos diretos de Yogananda estavam falecendo e parecia o momento correto de se fazer um filme. A SRF (Self-Realization Fellowship, organização fundada por Yogananda) decidiu encontrar uma equipe de filmagem independente, para permitir que uma visão externa e mentes sem pré-conceitos contassem a história. “Foi desejo da SRF fazer um filme para o mundo, e não apenas para os seus membros. Eles fizeram uma pesquisa extensa e nós fomos afortunadas de termos sido escolhidas para fazer o filme. É claro que, logo antes de sermos contratadas, nos olhamos e percebemos que tínhamos uma tarefa desafiadora à nossa frente. Não era apenas uma história épica, mas também uma história que nos desafiaria, como cineastas, a destilar esses antigos ensinamentos em um formato compreensível ao público externo à organização. Por sorte, nós não compreendemos o tamanho desta responsabilidade, pois teria sido muito intimidadora”, relatou Paola e Lisa.

Saiba mais

Para assegurar a originalidade de seus ensinamentos, Yogananda fundou, em 1920, a Self-Realization Fellowship, que conta com monges que até hoje divulgam e dão suporte à sua obra por meio de livros e lições – que podem ser solicitadas por correspondência para o exercício da meditação em casa.


Paramahansa Yogananda é considerado um dos maiores emissários da antiga filosofia da Índia para o Ocidente. Através da Self-Realization Fellowship(SRF), a organização que fundou ao chegar aos Estados Unidos, foi pioneiro ao promover a prática da meditação por meio das lições que os estudantes recebiam em casa, pelo correio, para cumprir a sua missão mundial de difundir as técnicas de Kriya Yoga. Paramahansa Yogananda teve sua singular história de vida imortalizada no best-seller Autobiografia de um Iogue.

Serviço

Awake – A vida de Yogananda

Data: 26, 27 e 28 de janeiro

Local: Cineteatro São Luiz

Horário: 19 horas


Com informações do Wikipédia e dos sites Cultura de Paz e Yogananda Brasil

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here