Na sexta (10), os DJs Famosa e Famoso celebram os dez anos do projeto Vai Dar Certo com uma edição especial de carnaval na Gare da Estação

Em fevereiro, Fortaleza respira carnaval, e a Estação das Artes – espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Mirante – não vai ficar de fora dessa. Já na sexta-feira (10/02), é dia de colocar a melhor fantasia para curtir uma festa gratuita e aberta ao público.

A programação começa às 17h, com o espetáculo “Meu País Nordeste em Instrumentos de Metal”, de Caiçara Brass. O grupo, selecionado pela Convocatória de Projetos Artísticos da Estação das Artes, tem como objetivo apresentar um repertório genuinamente nordestino. A apresentação trará composições de grandes mestres do ontem e do hoje da música popular da nossa região, em uma roupagem unicamente instrumental que faça vibrar tambores, trombones e trompetes.

Em seguida, é a vez de celebrar os dez anos da festa Vai Dar Certo, em uma edição especial de carnaval. O projeto dos DJs Famosa (Wanessa Malta) e Famoso (Ricardo Lisbôa) aterrissa na Gare com a participação especial do DJ Gato Preto e do DJ Menininho Dub.

A festa busca homenagear as músicas das periferias do mundo, incluindo Oriente Médio festivo, Leste Europeu cigano, África percussiva, América Latina cheia de ritmos. Mas nesta edição, além desses estilos originários, dará ênfase também à música dançante do Brasil, afinal é Carnaval.

Vai ter samba, axé, funk, dance, hip hop e todo som que lembre ao público o desejo guardado nos últimos dois anos de pandemia. Durante o evento, as pessoas poderão se deliciar também com a Feira Gastronômica do Mercado AlimentaCE.

Exposições

No sábado (11/02), das 9h às 15h, o convite é para visitação à mostra “Ferrovia em miniatura: Memórias das Oficinas do Urubu”, que expõe uma maquete de cinco metros e retrata as Oficinas de Manutenção da Transnordestina — espaço conhecido pelos fortalezenses como “Oficinas do Urubu” desde os seus primórdios, nos anos 1930, quando pertencia ainda à Rede Viação Cearense. A mostra apresenta ainda um minidocumentário audiovisual produzido pelo Estúdio Voa. A curadoria é de Cristina Holanda.

Já na entrada principal do Complexo, das 9h às 18h, a exposição digital “Memórias da Estação” apresenta aos visitantes 21 registros fotográficos que cartografam as principais mudanças espaciais vivenciadas pela Estação João Felipe ao longo de quase 150 anos de história. A curadoria é de Hamilton Pereira, Clenilton Melo e Camocim Ribeiro, nomes importantes na manutenção do patrimônio ferroviário cearense. O acervo pertence ao Centro de Preservação da Memória Ferroviária da RFFSA e à Associação dos Engenheiros da Rede Viação Cearense (AERVC).

Além disso, a Pinacoteca do Ceará também estará aberta, de 12h às 19h30, como uma opção aos interessados em ampliar o percurso de visita museológica. Já o Centro de Design do Ceará, estará aberto de 16h às 18h, iniciando a Semana de Moda, com a palestra “VesteResto é Conversa Fiada entre Moda-Figurino-Cidade na Estação”, de Ruth Aragão.

Domingo na Estação

O domingo pela manhã também é de lazer garantido. Logo cedo, será apresentado o espetáculo “O Show do Féla”, comandado por um árbitro de futebol, seu Faltoso. Selecionado na Convocatória de Projetos Artísticos da Estação das Artes, ele une o universo lúdico da bola ao universo mágico do circo, num grande jogo de variedades. Com base nas técnicas da palhaçaria, do malabarismo, do equilibrismo, do antipodismo e da música, o público acompanhará uma trama instável e risível.

A partir das 10h, a Gare vira palco da quinta edição do Chorinho na Estação. “Um lugar de encontros” foi o mote escolhido para a última semana dessa primeira temporada. O ciclo será encerrado abrindo outro, com a volta dos encontros ao vivo do Programa Brasileirinho, da Rádio Universitária FM  107,9Mhz, que ao longo de 24 anos vinha difundindo o choro cearense para o Brasil e para o mundo até uma pausa forçada pela pandemia de Covid-19.

A atividade na Estação marcará o marco de retorno dessas apresentações, com a gravação de dois programas durante a manhã de domingo. O convite é para se achegar e viver toda a energia dos quintais dos velhos chorões. A Feira Gastronômica e Agroecológica do Mercado AlimentaCE e a pintura infantil na Gare completam a programação.

Serviço

Fim de semana na Estação | 10  a 12 de fevereiro de 2023

Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro

Entrada gratuita. Classificação livre.

Proibida a entrada com bebidas alcoólicas em recipientes de vidro, cooler ou bolsa térmica.

Mais informações: Instagram @estacaodasartes.ce

Programação

Sexta-feira (10/02)

17h às 17h50 – Show “Meu País Nordeste em Instrumentos de Metal”, com Caiçara Brass

18h às 21h – Vai Dar Certo – Edição Carnaval, com DJs Famosa, Famoso, Gato Preto e Menininho Dub

* Com Feira Gastronômica do Mercado AlimentaCE.

** Serão distribuídas 1.500 pulseiras a partir das 17h, uma por participante.

Sábado (11/02)

9h às 14h30 – Exposição “Ferrovia em Miniatura: Memórias das Oficinas do Urubu”, do Museu Ferroviário João Felipe

9h às 18h – Exposição “Memórias da Estação”, do Museu Ferroviário João Felipe

9h às 18h – Exposição na Plataforma da Estação das Artes

16h às 18h – Palestra VesteResto é Conversa Fiada entre Moda-Figurino-Cidade na Estação, com Ruth Aragão, no Centro de Design do Ceará

Domingo (12/02)

9h às 12h – Pintura infantil

9h20 às 10h – Espetáculo “O Show do Féla”

10h às 14h – Chorinho na Estação – O Choro Como um Lugar de Encontros, com transmissão ao vivo do Programa Brasileirinho, na Rádio Universitária FM 107,9Mhz

*Com Feira Gastronômica e Agroecológica do Mercado AlimentaCE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here