Entretenimento, sensibilização ambiental e atividades lúdicas são algumas das propostas da Trilha das Brincadeiras na Reserva Natural Salto Morato
As férias de julho estão aí e uma das melhores formas de entreter e proporcionar às crianças experiências em meio à natureza é por meio de atividades em parques. E esse tipo de atividade é bastante recomendado por médicos, psicólogos e educadores, afinal, as crianças fogem um pouco de suas rotinas quando estão em contato com a natureza. Além disso, inúmeros benefícios são agregados na saúde, bem-estar, além da redução do estresse e a motivação para novas atividades e socialização com outras crianças.
“É essencial que as crianças tenham esse contato com a natureza e os impactos da vida ao ar livre em áreas verdes são muito positivos para o desenvolvimento saudável das crianças no âmbito geral, afinal, elas gastam energia, aprendem novas habilidades e estimulam sua criatividade e sentidos, além da consciência ambiental que adquirem nesse ambiente motivado por atividades em equipe”, afirma Ginessa Lemos, coordenadora da Reserva Natural Salto Morato, mantida pela Fundação Grupo Boticário.
Trilha Infantil em Salto Morato
Conhecida como “Trilha das Brincadeiras”, ela fica dentro da Reserva Natural Salto Morato, localizada no município de Guaraqueçaba, a 172 km da capital paranaense. A trilha tem aproximadamente 500 metros e é repleta de experiências bacanas para as crianças. Nela, as crianças passam por “desafios” como cabana de madeira, túnel da cigarra, perna de pau, entre tantas outras atividades lúdicas para motivar a criançada.
A proposta da trilha é a conexão entre as crianças e a natureza, ou seja, brincar de forma livre e ao mesmo tempo fazendo com que essas crianças tenham consciência da importância das áreas naturais, aprendendo também a conviver na natureza.
A “Trilha das Brincadeiras” foi desenvolvida com interações (brincadeiras) para que as crianças possam brincar livremente, incentivando o toque, as sensações e os sentidos. Os materiais utilizados na criação dessa trilha são todos materiais naturais que seguem o conceito dos parques naturalizados, ou seja, locais de encontro e brincadeira construídos com elementos da natureza e respeitando as características naturais do local. Os brinquedos são feitos de troncos, pedras, plantas, galhos, cipós, lama, terra, etc”, conta Lemos.
No Brasil esse conceito de parque ainda é recente, essa proposta é bastante conhecida em países da Europa. A trilha é destinada para crianças de todas as idades e está aberta todos os dias. Para visitar a Reserva é necessário fazer agendamento pelo e-mail:
morato@fundacaogrupoboticario.
Benefícios do contato com a natureza para as crianças
São inúmeros os benefícios que as crianças têm quando entram em contato com a natureza, alguns deles são:
● Estimula a criatividade;
● Fortalece o sistema imunológico;
● Incentivo a prática de atividade física;
● Melhora a concentração – TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade);
● Melhora a qualidade do sono;
● Tomar sol produz a Vitamina D.
Não existe tempo ruim para estar na natureza, o importante é estar preparado para as condições de estar ao ar livre. Veja dicas para melhor aproveitar a trilha:
● Botas ou tênis resistentes com solado aderente;
● Chapéu ou boné;
● Leve água e alimentos leves, como frutas, por exemplo;
● Mochilas;
● Repelente (mesmo durante o inverno);
● Roupas confortáveis.
Um Dia no Parque
A Reserva Natural Salto Morato está participando do movimento “Um Dia no Parque”, no dia 24 de julho, com atividades abertas para toda a comunidade. Em sua quarta edição, a iniciativa da Coalizão Pró-UCs (Pró Unidades de Conservação da Natureza), da qual a Fundação Grupo Boticário faz parte, conta com diversas atividades voltadas para todos os públicos.
A experiência Cachoeira Secreta é uma caminhada rústica pela Trilha do Bracinho, onde, ao final, fica a cachoeira do Bracinho, uma das mais belas da região, as inscrições podem ser feitas pelo site: https://loja-
Já para a Trilha da Figueira, Trilha do Salto e Trilha das Brincadeiras, não é necessário fazer inscrição, porém é necessário realizar o agendamento na Reserva pelo site https://loja-
Para participar do “Um Dia no Parque”, os visitantes podem acessar a página da ação na internet e pesquisar a Unidade de Conservação mais próxima de casa em todo o país por meio de um mapa interativo e filtros.
|