A Tapera das Artes, organização social da sociedade civil de Aquiraz, recebeu a visita do presidente da Fundação Nacional das Artes (Funarte), Tamoio Athayde Marcondes. O objetivo do encontro, que ocorreu no início deste mês, foi firmar uma parceria de colaboração para replicar a metodologia pedagógica da Tapera em outros projetos que tem o apoio da Funarte. Tamoio Athayde Marcondes foi recepcionado pela fundadora e presidente do Conselho Administrativo da Tapera, Ritelza Cabral, e pelos músicos do grupo Catabum. “Vir aqui e enxergar tudo isso acontecendo, a arte em movimento, é ter certeza que sim, há transformação artística, cultural e social nesse país por meio do terceiro setor, por meio da Tapera das Artes”, enfatizou o presidente da Funarte.

Sobre a Tapera das Artes

A música sempre foi a grande paixão de Ritelza Cabral, idealizadora da Tapera das Artes. Em 1993, iniciou voluntariamente ateliês com 30 crianças e adolescentes oriundos de famílias de baixa renda do distrito de Tapera, no município de Aquiraz, ocupando as mangueiras de seu sítio. O trabalho logo criou corpo e em pouco tempo já existiam 60 crianças abrigadas nas sombras dos manguezais, e os sons dos pífaros repercutiam intensamente, encantando rendeiras, pescadores, agricultores e familiares dos pequeninos músicos.

O sucesso que o programa gerou na comunidade possibilitou em pouco tempo a sua expansão, propiciando nos anos seguintes a inclusão de novas ações educativas, com atividades voltadas para o desenvolvimento de diversas atividades artísticas. As mangueiras já não eram suficientes para abrigar os participantes e ,em 1996, os pequeninos estavam ocupando espaço apropriado na primeira sede da instituição. A partir daí foi possível a implantação de um programa pedagógico permanente, que gerou vários grupos musicais artísticos, dentre eles a Orquestra Bachiana Jovem de Aquiraz, criada com apoio do maestro João Carlos Martins, sob a regência do maestro Ênio Antunes. Outras conquistas merecem destaque: o Centro Cultural, parceria com a Fundação Vitae, e o Teatro Escola da Tapera das Artes, com recursos não reembolsáveis do BNDES; ambos oferecem ações formativas de relevância para a cultura no Estado do Ceará.

O compartilhamento é parte do DNA da Tapera das Artes, que desde sua fundação vem cumprindo um importante papel no seu território, município de Aquiraz, litoral leste do Ceará, propiciando a formação integral, desenvolvimento do potencial humano, suas competências e habilidades, e o enriquecimento cultural de crianças, adolescentes, jovens e seus familiares, moradores da região, com a oferta de vários projetos e programas que têm como eixo central a música, mas que trabalham a formação do ser para posturas cidadãs ao longo da vida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here