Foto: Divulgação / Assessoria
Foto: Divulgação / Assessoria

A exibição do filme “The Post – A Guerra Secreta” (EUA, 2017), do diretor Steven Spielberg, nesta quinta-feira (21/06), será um dos pontos altos da exposição “Casa do Jornalista: fragmentos de uma imprensa citadina”, promovida pela Associação Cearense de Imprensa (ACI) no Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB Fortaleza).

O evento, com entrada franca, terá início às 13h30min, com a exibição do filme, no auditório do CCBNB, seguido de debate com o jornalista José Augusto Lopes e o professor universitário Márcio Acselrad, tendo na mediação o presidente da ACI, Salomão de Castro.

No filme, Kat Graham (Meryl Streep) é a dona do jornal The Washington Post, um jornal local que está prestes a lançar suas ações na Bolsa de Valores de forma a se capitalizar e, consequentemente, ganhar fôlego financeiro. Ben Bradlee (Tom Hanks) é o editor-chefe do jornal, ávido por uma grande notícia que possa fazer com que o jornal suba de patamar no sempre acirrado mercado jornalístico.

Quando o concorrente New York Times inicia uma série de matérias denunciando que vários governos norte-americanos mentiram acerca da atuação do país na Guerra do Vietnã, com base em documentos sigilosos do Pentágono, o presidente Richard Nixon decide processar o jornal com base na Lei de Espionagem, de forma que nada mais seja divulgado. A proibição é concedida por um juiz, o que faz com que os documentos cheguem às mãos de Bradlee e sua equipe, que precisa agora convencer Kat e os demais responsáveis pelo The Post sobre a importância da publicação, de forma a defender a liberdade de imprensa.

Sobre a exposição

A exposição “Casa do jornalista: fragmentos de uma imprensa citadina”, com visitações gratuitas, prossegue até o próximo dia 30 de junho, das terças-feiras aos sábados, entre as 10 horas e as 19 horas. Com curadoria do jornalista e historiador Nilton Melo Almeida e da crítica de arte Jacqueline Medeiros, a exposição mostra extratos do acervo da ACI.

A mostra é composta, por exemplo, por objetos, fotografias e fichas de filiação à instituição, como elementos iconográficos que apresentam redatores, repórteres, editores, locutores, colaboradores, linotipistas, revisores, impressores, gazeteiros, locutores e fotógrafos, que trabalharam ou ainda exercem atividade na imprensa cearense.

Serviço

Exibição do filme “The Post – A Guerra Secreta” (The Post, EUA, 2017), seguida de debate.
Quinta-feira (21/06), partir das 13h30min.
Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB Fortaleza),
Rua Conde D´Eu, 560, no Centro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here