Com objetivo de incentivar a prática de exercícios físicos para pessoas de todas as idades, o projeto “Pilates na Praça”, oferece atividades gratuitas em praças de Fortaleza. As aulas acontecem de segunda à quinta-feira, a partir das 19h
|
Com objetivo de incentivar a prática de exercícios físicos para pessoas de todas as idades, o projeto “Pilates na Praça”, idealizado pela fisioterapeuta Emanuela Bezeli, e os acadêmicos Luana Costa e Lucas Paiva, oferece atividades gratuitas em praças de Fortaleza. As aulas acontecem de segunda à quinta-feira, a partir das 19h.
Na Praça da Gentilândia, as aulas ocorrem às segundas e quartas-feiras, e na Praça do Polar às terças e quintas-feiras, e atende a um público diversificado, desde crianças a idosos. As atividades contam com cinco monitores treinados para auxiliarem nas correções de postura, respiração, garantindo assim a qualidade das aulas. Para participar, o interessado pode comparecer a uns dos locais e efetuar a inscrição na hora. O projeto dispõe de todo o material para a execução dos exercícios, tais como: bolas, elásticos, disco de equilíbrio e tapetes.
Rosângela Bernardo, 39, iniciou o pilates para se recuperar da Chikungunya. Devido às várias dores no corpo ela procurou o projeto para dar início a atividade, assim ajudando na sua recuperação. “Meu corpo estava inchando e minhas articulações doíam demais, hoje melhorei 90%. O pilates além de ter ajudado na recuperação da doença, vejo que consegui corrigi minha postura.”
“É maravilhoso! Me sinto muito bem, até já perdi 4 quilos. Além disso, sinto a auto estima mais elevada, estou mais entusiasmada, diz, Maria Valda, 66 anos.
Com intuito de garantir a continuidade do projeto, abranger mais praças e alcançar cada vez mais pessoas, existe um projeto de lei idealizado pela vereadora Cláudia Gomes tramitando na Câmara de Vereadores esperando a aprovação.
Pilates
O Pilates é uma prática que trabalha o corpo de forma global, indo desde a flexibilidade, a força e o equilíbrio a uma melhora constante da postura, da respiração, da coordenação e até da auto-estima, além de aliviar dores no corpo.
A fisioterapeuta Emanuela Bezeli e os acadêmicos Luana Costa ( fisioterapia) e Lucas Paiva (educação física) viram a oportunidade de beneficiar pessoas com o Método Pilates, quando foi lançado o edital de protagonismo juvenil pela coordenadoria da juventude da Prefeitura de Fortaleza. Assim o projeto foi aprovado pela edital 04/2016 de esporte e saúde. O “Pilates na Praça” foi iniciado em 14 de novembro de 2016 e segue até o dia 24 de fevereiro de 2017. Ao todo mais de 200 pessoas já foram beneficiadas.
Com informações da assessoria de comunicação