A exposição reúne artigos de Miguel Ângelo de Azevedo, mais conhecido como Nirez. São peças do museu particular que há mais de 50 anos são mantidas e disponibilizadas ao público na residência do colecionador



Foto: Igor de Melo


A Caixa Cultural Fortaleza apresenta, de 17 de fevereiro a 16 de abril de 2017, a exposição Arquivo Nirez, que reúne peças raras do acervo de Miguel Ângelo de Azevedo, mais conhecido como Nirez. São artigos de seu museu particular, que há mais de 50 anos é mantido e disponibilizado ao público na residência do colecionador. Algumas das peças serão expostas pela primeira vez fora da casa dele.


Com a curadoria de Nirez e Weaver Lima, a exposição contará com fotografias de Fortaleza antiga, discos de cera e de vinil, livros, revistas, equipamentos de imagem e som. São mais de 200 itens, selecionados dentre mais de 140 mil peças que compõem o acervo do museu. As fotografias expostas retratam Fortaleza dos primeiros anos do Século XX, numa seleção dentre as mais de 30 mil imagens presentes no museu de Nirez.


Merece destaque a coleção de gravações em 78 rotações (discos de cera), considerada uma das maiores do país em gravações brasileiras. A mostra conta com os mais curiosos discos, selecionados dentre os mais de 22 mil presentes no museu, que contemplam todas as fases da produção musical de 1902 a 1964.


A exposição Arquivo Nirez receberá grupos para visitas guiadas de escolas, universidades, instituições e pessoas interessadas. O agendamento deverá ser feito com a equipe da bilheteria da CAIXA Cultural Fortaleza.


Como parte da programação da exposição, Nirez vai dar uma palestra gratuita sobre sua trajetória e o acervo selecionado para a exposição, no dia 18 de março, a partir das 15h, no próprio centro cultural.

Nirez

Miguel Ângelo de Azevedo é jornalista, historiógrafo, memorialista e colecionador. Começou a colecionar discos de 78rpm nos anos 50, possuindo uma das mais importantes discotecas especializadas do País. Somam aos discos uma grande coleção de livros especializados sobre MPB. É dele também o mais importante acervo de fotografias da cidade de Fortaleza.


Nirez é autor, com a parceria dos pesquisadores Alcino Santos, Grácio Barbalho e Jairo Severiano, da Discografia Brasileira em 78rpm – 1902-1964, editada em 1982 pela Funarte/Xerox.


Nirez participou da equipe que coordenou a elaboração da Enciclopédia da Música Brasileira – Erudita e Popular (Art. Editora Ltda. São Paulo – 1ª edição). Juntamente com o pesquisador Jairo Severiano organizou e produziu os LPs Revolução de 30 (1998), Revolução de 32 (1982) e O Ciclo Vargas (1983), editados pelo SESC e Fundação Roberto Marinho, e o LP Memória da Farmácia, nos 50 anos dos Laboratórios Roche, em 1981.


Desde 1963 mantém o programa intitulado Arquivo de Cera, que semanalmente homenageia um músico ou gênero da música brasileira, que vai ao ar pela Rádio Universitária FM, difundindo a música gravada em discos de 78rpm (cera) sempre com informes históricos sobre cada gravação.


Atualmente, Nirez supervisiona o setor de digitalização dos acervos no Instituto Moreira Sales do Rio de Janeiro, coordenando a organização das gravações.


São muitos os prêmios e reconhecimentos recebidos por seu trabalho. Dentre eles: Medalha do Mérito Cultural da Fundação Joaquim Nabuco, de Recife/PE, em 1982; também em 1982, a Discografia Brasileira foi contemplada com o Prêmio Almirante de melhor obra publicada no ano sobre a Música Brasileira; Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1994; e o Prêmio Sereia de Ouro, também em 1994.

Serviço

Exposição: Arquivo Nirez

Local: Caixa Cultural Fortaleza

Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema

Data: 17 de fevereiro a 16 de abril de 2017 (abertura no dia 16/02, às 19h, com a presença de Nirez)

Horários: terça-feira a sábado, das 10h às 20h | domingo, das 12h às 19h

Entrada Gratuita

Classificação indicativa: Livre

Serviço de manobrista gratuito no dia da abertura


com informações da assessoria de comunicação

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here