Será realizado nos dias 22 e 23 de setembro, em Brasília, a III Edição do Congresso Internacional RePacificar, que tem como objetivo propagar projetos práticos para prevenção e resolução de conflitos mundiais, através do diálogo



O RePacificar é uma iniciativa privada, sem vínculos político-partidários, primando por uma filosofia inter-religiosa, administrado pelo Ninomiya Institute e mantido pela Ninomiya Corporation, pensado e desenvolvido dentro de uma visão de empreendedorismo social, gerando impacto positivo em diversas áreas da sociedade civil e esferas públicas.


Será realizado nos dias 22 e 23 de setembro, em Brasília, a III Edição do Congresso Internacional RePacificar, que tem como objetivo propagar projetos práticos para prevenção e resolução de conflitos mundiais, através do diálogo.


 objetivo do RePacificar é disseminar na sociedade projetos práticos voltados para prevenção e resolução de conflitos (em escolas, comunidades e núcleos religiosos), com base na Metodologia de Ressignificação do Conflito e Reconciliação. A sustentabilidade do RePacificar vem por meio de cursos de formação e consultorias para implementação. Como contribuição para a sociedade, o RePacificar disponibiliza materiais (manuais e e-books) e modelos (projetos técnicos), gratuitamente.


A escolha do termo RePacificar deve-se a uma ressignificação histórica, no Brasil o termo “pacificação social” tem forte conotação de “repressão” e supressão silenciosa de direitos, de “paz de cemitério” completamente diferente da proposta que é  apresentada, em que pacificar é dar voz, é prevenir e resolver conflitos por meio do diálogo, não pelo silêncio.


A franquia social RePacificar nasceu de uma pesquisa científica desenvolvida pelo pesquisador Akira Ninomiya Júnior, bacharel em direito e especialista em mediação de conflitos. Akira nos fala que a relevância do evento está em suas propostas principais. “O evento foi criado para difundir a metodologia de ressignificação de conflitos e reconciliação, desenvolvida por nós, ao longo dos últimos anos. Essa metodologia convida as partes em conflito a direcionar, por meio de técnicas, a olharem para além dos conflitos aparentes, observando e trabalhando os problemas originários. Por isso falamos em reconciliação, cada um se reconciliando consigo mesmo”, afirma Akira.


Trata-se da convergência de resultados de diversos estudos e trabalhos realizados desde o ano de 2005, culminando na sistematização da Metodologia de Ressignificação do Conflito e Reconciliação, aplicável nos mais variados contextos sociais e profissionais.


A pesquisa que criou o RePacificar buscou referência e inspiração em projetos consagrados, por exemplo: a Comissão de Verdade e Reconciliação da África do Sul (Truthand Reconciliation Comission), Serviço Comunitário de Mediação (Community Mediation Service – Queens, New York), Associação pra Resolução de Conflitos (Association for Conflict Resolution – Estados Unidos), Programa de Negociação de Harvard (Harvard Programon Negotiation – Boston, Massachussets), Projeto Escola Legal (Pernambuco).

O Evento

A solenidade tem como missão reunir anualmente especialistas dos cinco continentes (América, Europa, África, Ásia e Oceania), de forma conjunta ou alternadamente com experiências concretas em ações em prol da cultura de paz e desenvolvimento humano, para compartilhar suas variadas práticas preventivas, interventivas ou restaurativas.

Dentre os palestrantes estará presente Arun Manilal Gandhi, primeiro neto de Mahatma Gandhi. É colaborador regular do Centro Martin Luther king, em Atlanta, EUA. Recebeu sete doutorados honorários. Membro do Conselho do Hospital para crianças Nelson Mandela, na África do Sul e Presidente do Instituto de Educação Gandhi. É também orador renomado, falando em Universidades e Faculdades em todos os cinqüenta estados dos EUA. Arun irá proferir palestra acerca do tema: Ser a paz que queremos ver no mundo.


Dentre os  palestrantes, estará presente a advogada Denise Shaw, o escritor e psicólogo Rossandro Klinjev, o Juiz de direito do Tribunal de Justiça de Minas Gerais Haroldo Dutra Dias, o diretor Regional do Departamento de Justiça dos Estados Unidos Reinaldo Rivera Jr, a Terapeuta Comunitária, Consultora Técnica Maria Henriqueta Camarotti e o professor e pesquisador em direito empresarial e métodos adequados em resolução de conflitos , o advogado Diego Mongrell Gonzales.

Serviço:

III Congresso Internacional Repacificar

Dias 22 e 23 de setembro de 2016

Auditório Parla Mundi – Brasília/DF

Com informações da organização do evento


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here