Imagem: Divulgação

Pesquisas apontam que em 2050 haverá mais plástico do que peixes nos oceanos. Por isso, o evento 2050: Água que Tubarão Não Nada propõe olhar para nossas ações para transformar a sociedade

 

Segundo dados da ONU, em 2050 haverá mais plástico do que peixes nos oceanos. Todos os anos, mais de 8 milhões de toneladas de plástico entram nos mares, ameaçando a vida marinha e humana — como o plástico não se decompõe, transforma-se em microplástico, e depois nanoplástico, entrando na cadeia alimentar e, consequentemente, em nossos pratos.

A solução desse problema, segundo a fundadora do Instituto Verdeluz e ativista ambiental, Beatriz Araújo, está “nas ações individuais com pensamento sistêmico”. É preciso, de acordo com a ativista, compreender a origem de tanto plástico: “existe uma contribuição individual para a poluição marinha, sendo que a maior parte desse plástico vem de grandes indústrias, como a da pesca industrial. Então, é importante que tenhamos a consciência individual de mudar nosso comportamento para, a partir disso, gerar uma mudança no coletivo que lide com o problema de maneira mais sistêmica, como por meio de políticas públicas de educação ambiental, de logística reserva, e até mesmo de regulação dos produtos vindos dessas grandes indústrias que impactam o meio ambiente de maneira negativa”, completa.

Pensando nas diversas possibilidades para sensibilizar a população fortalezense da importância de mudar atitudes individuais e também pensar no coletivo, o Instituto Verdeluz e o Instituto Iracema irão levar as pessoas a um passeio por um mar de plásticos. “É importante sensibilizar os frequentadores da praia para os impactos do lixo gerado por cada um e entender o impacto cumulativo desse lixo em uma perspectiva de produção global, por isso esperamos que as pessoas tenham um incômodo através da instalação e que isso leve à reflexão”, afirma Beatriz.

Durante o evento, as pessoas poderão interagir com uma instalação montada na frente do Centro Cultural Belchior que, além de alertar para a quantidade de resíduos plásticos nos oceanos, irá propor mudanças nas atitudes individuais e coletivas. Também será realizado um mutirão de limpeza na Praia de Iracema — no trecho conhecido como Praia dos Crush.

A ação chama 2050: Água que Tubarão Não Nada e acontece nos próximos dias 29 e 30 de janeiro (sábado e domingo) a partir das 10h até as 17h na Praia de Iracema, em frente ao Centro Cultural Belchior.

Imagem: Divulgação

Instituto Verdeluz

Fundado em 2013 enquanto projeto de extensão da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, o Verdeluz propõe a reconexão de pessoas com a natureza a partir de três frentes de atuação: educação, ativismo e conservação ambiental. Oito anos depois, já são centenas de voluntárias e voluntários mobilizados para a conservação do meio ambiente em Fortaleza (CE), com quatro projetos em andamento e inúmeras parcerias firmadas.

Serviço

2050: Água que Tubarão Não Nada

Quando: 29 e 30 de janeiro de 2021, das 10h às 17h

Onde: Praia de Iracema (“Praia dos Crush”), em frente ao Centro Cultural Belchior

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here