Nesta terça-feira (21), às 18h, ocorrerá o Delas para Elas Amorim, no Teatro São José, localizado no Centro, em Fortaleza, Ceará. O evento gratuito é realizado pela Amorim Eventos & Produção Arandela Comunicação Criativa e Colaborativa. O encontro é voltado para mulheres empreendedoras que desejam expandir sua carreira e seus negócios.
Trata-se de uma oportunidade para gestoras, líderes e profissionais mulheres ampliarem seus conhecimentos, habilidades e networking com as principais referências femininas no empreendedorismo cearense.
“Esta é uma excelente oportunidade para mulheres que lidam com gestão e liderança e têm o objetivo de alavancar sua carreira ou seu negócios. A parceria da Arandela com a Amorim fortalece essa interlocução no empreendedorismo, como uma rede de apoio para empoderar mulheres a investir na marca pessoal. A comunicação empodera.”, ressalta a CEO da Arandela Comunicação, a jornalista Helga Rackel, uma das palestrantes do evento.
Para a produtora de eventos e empreendedora Juliana Amorim, falar sobre os desafios do empreendedorismo feminino por meio de um projeto que ajude outras mulheres é um sonho acalentado há um longo tempo.
“Toda jornada empreendedora começa com um sonho para criar algo novo, melhor ou mais significativo. E o conhecimento é algo que ninguém toma da gente. O Delas para Elas Amorim é a realização do sonho de ajudar mulheres que precisam desenvolver inteligência nos negócios e saber como aproveitar as oportunidades para empreender ou potencializá-lo”, diz a CEO da Amorim Eventos & Produções, que também ministrará palestra no evento.
Cenário do empreendedorismo feminino
O número de mulheres empreendedoras vem crescendo no Brasil, segundo a última pesquisa do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). O estudo Empreendedorismo Feminino no Brasil em 2022 foi feito com base em dados da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
pesquisa mostra que havia 10,3 milhões de mulheres donas de negócios no país no terceiro trimestre do ano passado. De acordo com o levantamento, há um novo recorde. Em 2022, as mulheres representavam 34,4% do universo de donos de negócios no país, muito próximo do recorde de 34,8%, verificado em 2019. No entanto, os homens representam a maior parcela das pessoas donas de negócios: 65,6% do total.
O levantamento aponta ainda que 53% das donas de negócios estavam inseridas no setor de serviços no terceiro trimestre de 2022. Comércio (27%), indústria (13%) e agropecuária (7%) aparecem na sequência.
O Sebrae considera como pessoas donas de negócios aquelas que atuam como empregadoras ou que trabalham por conta própria com ou sem CNPJ. Isso significa que o grupo envolve desde as pessoas empreendedoras que se planejam para ocupar um nicho no mercado até as profissionais que apostam em uma atividade em razão da falta de renda e da escassez de oportunidades.
Já no Ceará, o número de empresas registradas por mulheres na Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec), seja na condição de microempreendedor ou como sócia de um negócio, apresentou aumento este ano, com 8.270 aberturas entre janeiro e fevereiro de 2023, em comparação aos 8.113 negócios abertos no mesmo período do ano passado, representando crescimento de 1,93%. As empresas constituídas por mulheres representam 43% do total de aberturas registradas este ano.
Delas para Elas Amorim
Além de Juliana e Helga, especialistas em nas áreas de Eventos e de Comunicação, respectivamente, o Delas para Elas Amorim contará ainda com outras duas palestrantes: Silvia Guimarães, referência em inovação em gestão e negócios, e Rafaelle Benevides, consultora em gestão de pessoas.
Na programação, palestras sobre visão estratégica de negócio no empreendedorismo, ferramentas digitais para mulheres empreendedoras, comunicação assertiva para posicionamento de marca e palestra inspiracional. Haverá também entrega de brindes e sorteios de: uma diária de hospedagem em apartamento casal na Pousada Brasil Cumbuco e uma hora de consultoria on-line promovida pela Up Consultoria.
O evento tem o apoio da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (Secultfor) e do Teatro Municipal São José, e de parceiros como Giully’s Buffet, Iluminar Filmes, Grupo Casamentum, Ilumiled Eventos, RB Consult, UP Consultoria, João Guimarães Fotografia, Pousada Brasil Cumbuco e FEG Comunicação Visual.
As inscrições são online e podem ser efetuadas clicando aqui. As vagas são limitadas.
Serviço:
Evento gratuito e presencial, com certificado de participação.
O que? Delas para Elas Amorim
Quando? Terça-feira, 21 de março de 2023.
Que horas? Das 18h às 21 horas.
Onde? Teatro São José  – Rua Rufino de Alencar, 299, Centro, Fortaleza, Ceará.
Expanda seus conhecimentos, habilidades e networking. Inspire-se e empodere-se.
Programação
18:00 – Recepção
18:15 – Abertura: apresentação do projeto
18:20 – Palestra “Visão estratégica de negócio no empreendedorismo” com a psicóloga Rafaelle Benevides, empreendedora da RB Consult
19:00 – Palestra “Ferramentas digitais para mulheres empreendedoras” com a turismóloga Silvia Guimarães, empreendedora da UP Consultora Turística
19:40 – Coffee break
20:00 – Palestra “Tudo comunica: importância da comunicação assertiva para sua marca” com a jornalista Helga Rackel, empreendedora da Arandela Comunicação
20:40 – Palestra “Seja sua própria inspiração” com a produtora de eventos Juliana Amorim, empreendedora da Amorim Eventos & Produções
21:00 – Encerramento
Palestrantes
Juliana Amorim – CEO fundadora da Amorim Eventos & Produções, é produtora de eventos, empreendedora, cerimonialista e mestre de cerimônias. Graduada em Administração, com pós-graduação em Processos Gerenciais e MBA em Finanças e Controladoria pela FBUni. Experiência em planejamento, gestão de projetos, liderança, implantação de processos em setores administrativos, gerência financeira, Departamento Pessoal e Recursos Humanos. Atua há mais de 20 anos em eventos.
Helga Rackel – CEO fundadora da Arandela Comunicação, é jornalista profissional, empreendedora e palestrante, graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Estácio FIC e pós-graduada em Gestão Estratégica de Marketing Digital pela FBUni. Fez curso de Social Media Training pela Cásper Líbero e Personal Branding Organizacional pela ESPM. Tem experiência em gestão de Comunicação e Marketing na Saúde Pública, liderança, gestão de crise, assessoria de imprensa, produção de jornalismo em TV e rádio, edição de revista e portal de notícias, treinamentos de mídia. Atua há mais de 20 anos em Comunicação e Liderança, sendo 14 anos no Jornalismo.
Silvia Guimarães – Diretora executiva da UPTUR Consultoria Turística, é turismóloga e especialista em Assessoria de Comunicação. Cursou o Empretec pelo SEBRAE Ceará, com metodologia da Organização das Nações Unidas (ONU), que busca desenvolver características de comportamento e empreendedorismo e identificar novas oportunidades de gestão e negócios. Atualmente, é distribuidora do Sistema Toursys no Nordeste e está como presidente da ABBTUR CE e vice-presidente da Fundação Cepema (Fundação Cultural Educacional Popular em Defesa do Meio Ambiente). Tem experiência em diagnóstico para construção de estratégias e transformação digital, como também na promoção de soluções digitais com foco em B2B e B2C.
Rafaelle Benevides – Mestre em Psicologia, fundadora e diretora executiva da RB Consult – Consultoria em Gestão de Pessoas, Carreiras e Recolocação Profissional. Headhunter e treinadora de líderes. Professora universitária de cursos de graduação e pós-graduação. Autora de 2 livros, ambos pela editora Matrix – SP.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here