O Simpósio IBDR/Acton acontecerá na Torre Empresarial Iguatemi, seguido pela apresentação do documentário “The Hong konger – A extraordinária luta de Jimmy Lai pela liberdade.”
Fortaleza será palco de um evento fundamental para qualquer grande democracia: o diálogo sobre liberdade. O Simpósio IBDR/Acton acontecerá nesta quinta-feira, 26, na Torre Empresarial Iguatemi (Av. Washington Soares, 55, auditório, 1º andar – Cocó) e debaterá sobre conscientização da importância das liberdades de expressão, econômica e de religião, a partir da exibição do documentário “The Hong Konger”.
O presidente do Instituto Brasileiro de Direito e Religião (IBDR), Thiago Rafael Vieira, comenta que o documentário proporciona uma experiência profundamente reflexiva e comovente, evidenciando o que a liberdade pode alcançar e, inversamente, o dano que sua ausência pode causar a uma sociedade.
“Se não preservarmos o sistema de liberdades, especialmente as liberdades de expressão, consciência, religiosa e econômica, as coisas podem tomar um rumo negativo em nosso país. A disseminação de ideias, seja em espaços privados ou públicos, nunca pode ser impedida ou restringida! Continuemos a lutar por liberdade, inspirados por Jimmy Lai, e empenhados em promover a defesa da nossa sociedade à semelhança do Instituto Acton, IBDR e Estação Luz Filmes nessa parceria admirável”, finaliza.
Entre as reflexões propostas pelo documentário, estão os limites de imposição do Estado e os limites das liberdades individuais dos cidadãos. O tema, tão atual no Brasil, convida a exercitar o senso crítico em torno do que falamos, pensamos, como expressamos e onde começam e terminam as nossas permissões.
Participantes
O evento contará com a presença do Dr. Thiago Rafael Vieira e o Dr. Jean Marques Regina, autores de livros reconhecidos nacionalmente pela sua relevância nos temas propostos. São eles: “Direito Religioso: Questões Práticas e Teóricas (Edições Vida Nova, 4ª Edição, 2023)”, “Laicidade Colaborativa Brasileira: da aurora da Civilização à Constituição Brasileira de 1988 (Edições Vida Nova, 2021)” e “ONU: Agenda 2030 e a liberdade religiosa? (Editora Concórdia, 2022)”.
A ocasião faz paralelo com o cenário político-social brasileiro e, no documentário, é retratada uma realidade próxima do que podemos conferir aqui. Retratada em Hong Kong, a produção mostra que, quando as liberdades básicas do país são atacadas, o editor de jornais e ativista pró-democracia Jimmy Lai encontra-se na mira do Estado e tem de escolher entre defender as liberdades de Hong Kong ou a sua própria liberdade.
Sobre o Acton Institute:
uma instituição americana, sediada em Grand Rapids, MI. Sua missão é promover uma sociedade livre e virtuosa caracterizada por liberdade individual e princípios religiosos sustentáveis.