Evento gratuito, promovido pela Nova Acrópole com o apoio da Unesco, acontecerá no dia 19 de novembro, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, para celebrar o Dia Mundial da Filosofia. Em 2016, o tema será “Convivência: como somar num mundo em conflito”.



Foto: Divulgação / Nova Acrópole


A Organização Internacional Nova Acrópole celebra no próximo dia 19 de novembro, o Dia Mundial da Filosofia, com atividades nos mais de 50 países em que está presente e em suas 80 sedes no Brasil. A data foi instituída pela Unesco desde 2005, como forma de valorizar o papel da filosofia para o desenvolvimento do pensamento humano em cada cultura e cada indivíduo, sustentando que o pensamento crítico ajuda a dar sentido à vida e às ações realizadas no contexto internacional.

 

Este ano, o tema será “Convivência: Como somar num mundo em conflito?”. O objetivo é mostrar como as relações humanas e o respeito entre diferentes culturas, povos e crenças pode apoiar o desenvolvimento social, político e econômico. “Essencialmente, o desenvolvimento se baseia na promoção da pessoa humana e do seu conjunto de relações consigo mesma e a sociedade onde vive. São laços de confiança e respeito, empatia e ajuda mútua que permitem que as pessoas se unam em torno de projetos comuns que gerem civilidade e desenvolvimento em todos os campos”, afirma o diretor da Nova Acrópole no Brasil, Luís Carlos Marques.


Em Fortaleza, as atividades comemorativas ao Dia Mundial da Filosofia serão gratuitas e acontecerão no teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, no sábado, 19 de novembro, a partir das 18 horas.

Reflexão

“É na riqueza de trocas entre as pessoas que as ideias surgem, novos projetos nascem e é possível fazer a sociedade avançar em termos de conhecimento e progresso científico e tecnológico. O sectarismo e isolamento geram guetos e conflito que atrapalham o desenvolvimento das instituições”, aponta Luís Carlos Marques.


Para ele, um dos grandes problemas do mundo atual é a contradição entre o avanço nas comunicações e o crescente problema de depressão e sociopatia. “Infelizmente, as relações são superficiais. Quando as pessoas sabem se relacionar, geram mais vida e criatividade e conseguem crescer e promover o desenvolvimento comum em todos os níveis”, explica.

Programação

A programação será aberta com o painel “Como eu penso?” que contará com a participação de artistas, cientistas e filósofos e suas reflexões sobre a convivência. Dentre os convidados, o professor José Osvaldo Carioca, da Universidade Federal do Ceará e a diretora da Nova Acrópole Fortaleza, Kelly Aguiar.


A palestra magna “Convivência: como somar num mundo em conflito?” será ministrada pela coordenadora regional de Nova Acrópole no Nordeste, consultora e professora de filosofia, Renata Peluso, às 19h40.


O evento será encerrado com a Orquestra de Flautas Transversal da Universidade Estadual do Estado do Ceará (Uece), às 20h30, que apresentará obras de Mozart, Vivaldi, J. S. Bach, G. F. Handel, dentre outras. Composta por 10 integrantes, alunos de Bacharelado em flauta transversal e de Licenciatura em música da UECE, professores e profissionais, sob a direção do professor Heriberto Porto.


A Orquestra de Flautas Transversal também é um exemplo de experiência do fazer musical coletivo. Com o espírito de colaboração participativa, o grupo incentiva a troca de saberes entre alunos e orientadores, tornando o trabalho de transmissão e recriação musical uma atividade prazerosa, socializante, educativa e criadora.

Concurso

Como parte das comemorações do Dia Mundial da Filosofia, a Nova Acrópole também promoveu o concurso nacional de fotografias “O Olhar do Pensador: Fotografando ideias”. As vinte melhores fotos serão expostas em diversas capitais brasileiras, com curadoria da fotógrafa Kênia de Aguiar Ribeiro.


Dentre os jurados, o cineasta carioca Pedro Carvana; o empresário e colecionador, Silvio Frota, conselheiro do Instituto Volpi; o sociólogo e fotógrafo cearense, Nelson Figueiredo Bezerra; o arquiteto Luiz Deusdará e o fotógrafo Tiago Santana.


No Ceará, a exposição conta com o apoio da Infraero e terá visitação gratuita de 12 de novembro a 11 de dezembro, no Mirante do Aeroporto Internacional Pinto Martins.


O concurso nacional contou com a participação de mais de 200 fotógrafos amadores e profissionais que procuraram retratar a convivência no cotidiano. O objetivo foi proporcionar um exercício de reflexão e investigação sobre como a convivência fraterna e a união podem se tornar chaves valiosas para o desenvolvimento do indivíduo e da sociedade.

 
Serviço

Dia Mundial da Filosofia

Convivência: como somar num mundo em conflito?

Data: 19 de novembro (sábado)

Horário: 18h às 21h

Local: Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Mais informações: www.diamundialdafilosofia.com.br ou pelo telefone 85 3257-2777


Com informações da Nova Acrópole

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here