Foto: Leo Oliveira
Foto: Leo Oliveira

O Projeto Jovens Empreendedores e Protagonistas Rurais nas Escolas, realizado pela Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel) em quatro instituições públicas de ensino do Estado do Ceará, chega a sua última etapa.

Após participarem de oficinas que abordaram temas como convivência sustentável com o semiárido, desenvolvimento local, empreendedorismo rural, protagonismo social, direitos humanos, gestão dos recursos hídricos e convivência com o clima da região, os estudantes participam de um momento que apresenta de forma contextualizada, interativa e prática os conteúdos estudados ao longo do ano: o Intercâmbio Educativo.

No total, são quatro intercâmbios, um para cada escola atendida, realizados com os estudantes que participaram da última oficina sobre Inovação e Tecnologias Socioambientais.

Os quatro dias seguem o mesmo roteiro, uma visita ao Parque Estadual Botânico do Ceará, localizado no município de Caucaia (CE), seguida por um momento de lazer e integração dos estudantes, professores e equipe da Adel no SESC de Iparana.

Já foram realizados intercâmbios com as Escolas: Edite Alcântara Mota de General Sampaio, Waldemar Alcântara de São Gonçalo do Amarante, Etelvina Gomes Bezerra de Pentecoste e a Escola São Sebastião de Apuiarés. Mais de cem estudantes já participaram da atividade, que contou também com a participação de profissionais das instituições de ensino, entre professores e gestores.

A conclusão do projeto será dia 06 de dezembro às 8h com um seminário “A atuação de adolescentes e jovens na promoção do desenvolvimento local”, na EEEP Alan Pinho Tabosa, em Pentecoste – CE.

A ação faz parte do portfólio de ações do Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER), resultado de parcerias firmadas com a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e Rede Globo através do Criança Esperança, e, com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ceará (CEDCA/CE). Conta com o apoio da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE).

Sobre a Adel

A Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel) foi criada, em 2007, por jovens filhos de agricultores, que se formaram na capital do Estado e retornaram para suas comunidades, aplicando os conhecimentos adquiridos.

Localizada em Pentecoste (CE), a Adel é uma organização sem fins lucrativos, que desenvolve projetos em 23 municípios do Ceará (13 no território do Vale do Curu e Aracatiaçu e 10 no território do Cariri Oeste), no Rio Grande do Norte (em João Câmara, São Miguel do Gostoso, Touros e Jandaíra) e no Sul da Bahia, no município de Jequié.

O trabalho da agência foca na aliança entre quatro eixos que formam uma rede de apoio aos novos empreendedores: conhecimento (por meio de oficinas, assistência e consultoria técnica), crédito orientado (com a oferta de pequenos empréstimos), redes cooperativas (a partir dos arranjos produtivos e comerciais) e tecnologias da informação (através de tecnologias socioambientais).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here