O polêmico e esclarecedor documentário “Blood Money – Aborto Legalizado”, dirigido pelo norte-americano David Kyle, será lançado em DVD pela Estação Luz Filmes, em parceria com a Ocean Pictures. A Estação é detentora, no Brasil, dos direitos de distribuição do longa-metragem em seus diversos formatos. Em Fortaleza, o evento acontece na próxima sexta-feira (6), às 11h, na Saraiva – Shopping Iguatemi Fortaleza (Av. Washington Soares, 85 – Cocó).  Dando início à distribuição nacional, o DVD também será lançado na próxima segunda-feira (9), às 19h, na livraria Cultura, do Bourbon Shopping, em São Paulo (SP).


Narrado pela ativista pró-vida Alveda C. King, sobrinha do pacifista norte-americano Martin Luther King, o documentário apresenta, através de depoimentos de médicos e outros profissionais de saúde, ex-funcionários de clínicas de aborto, pacientes e cientistas, o funcionamento legal da indústria do aborto nos Estados Unidos. Nos depoimentos denúncias são feitas sem meias palavras.


O filme mostra, em detalhes, “da prática da eugenia (o maior número de abortos é realizado nas comunidades negras, conforme denuncia Alveda) e do controle da natalidade por meio do aborto e trata de aspectos científicos, legais e psicológicos relacionados ao tema, como o momento exato em que o feto é considerado um ser humano, com direitos de garantia de vida em contraposição ao direito da mulher de dispor de seu corpo, e se há ou não sequelas para a mulher submetida a este procedimento.”


Nos cinemas brasileiros, o filme foi lançado em novembro de 2013, registrando sucesso de público e de crítica. A produção teve um lançamento, também pela Estação Luz Filmes, em Portugal, no início do mês passado.


Para Luís Eduardo Girão, diretor da Estação Luz Filmes, o filme disseca o tema, esclarecendo e revelando a experiência prática em um país onde o aborto é legalizado há 40 anos. “Apesar de mais de 70% da população brasileira serem contra a legalização do aborto, de acordo com os principais institutos de pesquisa, o tema gera polêmica e causa grande interesse”.


O DVD, além do documentário, vem com os seguintes extras: Uma versão educativa de 20 minutos do filme; O curta-metragem “Eu, Vitória” – sobre um caso de anencefalia no Brasil; os vídeos institucionais do Movida – Movimento em Favor da Vida e do Brasil sem Aborto. O DVD traz opções de legendas em espanhol e português e aúdio nos idiomas inglês e português.


Exibição nas escolas


A partir do segundo semestre, a Estação Luz Filmes realizará a divulgação do Blood Money em uma versão educativa para as escolas públicas e particulares do Estado do Ceará. “A intenção é fazer com que os adolescentes despertem e discutam o tema, dando a devida importância à preservação da vida para que haja uma redução dos casos de gravidez indesejada e, consequentemente, a diminuição da prática do aborto”, justificam os produtores.


Sobre a Estação Luz Filmes


Produtora cearense de filmes como “Bezerra de Menezes, O Diário de um Espírito” (2008), “As Mães de Chico Xavier” (2011), “Flores de Marcela” (2009), “Quantos Eu te Amo” (2009), “O Médico dos Pobres” (2013), “Eu, Vitória” (2013) e coprodutora dos longas “Chico Xavier – O filme” (2010), “O Filme dos Espíritos” (2011) e “Área Q” (2012).


Estação Luz Filmes – (fone: 85 3260 5140) /  www.bloodmoney.com.br


Com informações da assessoria de imprensa do evento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here