Em 2006, o ator e diretor Sidney Malveira idealizou a montagem do espetáculo “Anônimos”, em comemoração aos seus dez anos de carreira. Agraciado com o prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz na categoria pesquisa-montagem, Malveira realiza a pesquisa in loco no Lar de Idosos Torres de Melo. “Anônimos” aborda o tema de forma lúdica, envolvendo o público com as histórias que nos remetem a nossa própria vida e ações cotidianas.


Neste espetáculo, o ator explica que “revive” cenas do cotidiano de três idosos, “percorrendo as vias da comédia ao drama onde os moradores desse abrigo esperam ansiosamente pela visita de seus familiares, parentes, amigos ou de qualquer pessoa que se disponibilize a ouvir suas histórias, suas alegrias, tristezas e sonhos que se renovam a cada amanhecer”.  


O projeto, esclarece Malveira, justifica-se na tentativa de “amenizar o destrato e abandono dessas pessoas e na tentativa de resgatar a autoestima dos idosos e de contribuir para a conscientização das novas gerações na valorização e respeito por eles. Assim como, na difusão cultural, dando oportunidade ao acesso à cultura às pessoas de todas as classes sociais”.

Sinopse

A peça mostra um dia como outro qualquer num lar de idosos. O ator “revive” cenas do cotidiano de três idosos, percorrendo as vias da comédia ao drama, onde os moradores contam suas histórias e vivem esperando ansiosamente pela visita de seus familiares, parentes, amigos ou de qualquer pessoa que se disponibilize a ouvi-los. O público é convidado a ser coadjuvante das suas alegrias, tristezas e sonhos que se renovam a cada amanhecer.

Espetáculo

Completando nove anos de atuação, o espetáculo será apresentando nos dias 3 e 4 de outubro, às 17 horas, no Theatro José de Alencar. A entrada custa R$ 5,00 mais 2 kg de alimentos. A apresentação, que também comemora o Dia Internacional do Idoso (1º de Outubro), reverterá parte da renda para as ações sociais do GEPE.


O espetáculo durante esses nove anos já fez mais de 100 apresentações, também circulando por vários estados e fora do País. Carrega em sua bagagem uma trajetória de sucesso de público e prêmios, levando não só a cultura como a preocupação com o social.

Saiba mais

O Lar Torres de Melo é uma instituição filantrópica, criada em 1905, para abrigar idosos. Os trabalhos foram iniciados com trinta e sete internos e hoje atendem a duzentos e quarenta. A entidade vem se mantendo ao longo dos anos por meio de recursos dos governos federal, estadual e municipal, bem como de doações da sociedade civil.

Mais informações

Site: grupoteatronovo.com.br

Email: grupoteatronovo@yahoo.com.br

Contatos: (85) 98806.9714 – 3295.1788


Com informações de Sidney Malveira


*Crédito da foto: Marcelo Brasileiro

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here