Diversos agentes da pastoral da Comunicação, padres, bispos e comunicadores da Rádio Dom Bosco participaram no município de Itapipoca, localizado a 136 km de Fortaleza, do 1º Mutirão Regional de Comunicação e o 2º Mutirão de Comunicação da diocese de Itapipoca, realizado entre os dias 26 a 28 de setembro.


Na abertura do evento estiveram presentes os bispos Dom Vasconcelos, de Fortaleza; Dom Antônio Cavuto, de Itapipoca; padre José Wilson, da paróquia de Paracuru; Elson Faxina, doutor em Comunicação; Paulo Giraldi, jornalista da CNBB de Brasília; Inês Prata, jornalista e voluntária da Pastoral da Criança, entre outros. O encontro debateu anseios e desafios da comunicação na Igreja Católica e ainda as realidades da mesma no Ceará.  O tema geral do evento foi “Comunicação: encontro e anúncio” e o lema “Eu vos anuncio uma grande alegria”.


O bispo da diocese de Itapipoca, Dom Antonio Roberto Cavuto, destacou que a comunicação é essencial para a evangelização e segundo ele, nesses dois mil anos, a Igreja foi pioneira no processo de evangelização. “O grande desafio é promover a comunicação a partir da proposta do evangelho”, pontua Cavuto.


Para o bispo auxiliar de Fortaleza, Dom Vasconcelos, que é referencial da Comunicação na CNBB NE1, a principal mensagem passada durante o evento faz referencia a carta do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações. “A tecnologia é importante. Nós precisamos saber utilizar os meios de comunicação com a técnica, mas o mais importante é o calor humano, a atenção que precisamos dar as pessoas, ou seja, uma comunicação humanizada”, enfatiza.


O integrante da Pastoral da Comunicação da Paróquia de São Francisco de Assis, em Itapajé, Paulo Duarte, está há dez anos trabalhando com Comunicação na Igreja, explica que alguns padres ainda não dão apoio a pastoral da comunicação. “Para ser comunicador na Igreja temos que ter o apoio do pároco. É fundamental está em comunhão com ele, mas a gente encontra alguns párocos que não dão muito apoio a comunicação, que deve ser número um”, desabafa. Hoje estamos vivendo na era da Comunicação e cada vez mais é fundamental refletir sobre todos os todos os aspectos que envolvem a comunicação. O maior exemplo é Jesus Cristo que foi o maior Comunicadores da História.


Na contramão dos padres que ainda não despertaram atenção para a importância da Pastoral da Comunicação existem exemplos de sacerdotes que driblam essa situação. O padre José Wilson, da Igreja do Paracuru, é exemplo e destaca a importância da Pastoral da Comunicação nas igrejas. “Há seis anos, quando cheguei na Igreja do Paracuru a Pastoral da Comunicação foi a primeira pastoral que busquei implantar. Nós temos uma sala reservada para a pastoral com computador, telão, impressora e câmera fotográfica profissional. Temos um blog, jornal, redes sociais e ainda temos um programa na radio da cidade em que divulgamos todos os eventos da igreja”, reforça o padre Wilson.


Entre as diversas oficinas oferecidas do Mutirão de Comunicação, a de Rádio foi bastante procurada pelos participantes. Ministrada pela jornalista Andrea Pinheiro a oficina trouxe os conceitos do rádio, o cotidiano de quem faz esse veículo e ainda a criatividade e os desafios para estimular a imaginação do ouvinte. Segundo Andrea, quando se pensa no rádio é importante dosar os efeitos sonoros com a palavra falada. Oficinas de fotografias, comunicação e liturgia, leitura crítica e comunicação interpessoal também foram realizadas. O evento reuniu cerca de 150 comunicadores.


Por Rodrigo Neto, jornalista da Rádio Dom Bosco

Foto: Sidineuda Viana

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here