No próximo domingo (17), às 17 horas, a Nova Acrópole traz à reflexão a temática da educação. Tomando como base o poema de Khalil Gibran sobre o assunto, a palestra “Educação segundo Khalil Gibran” será apresentado pela professora Aline Loureiro, na Livraria Cultura. A entrada é gratuita.


“Com o suporte da Filosofia, buscaremos compreender o que está nas entrelinhas do poema, refletindo sobre a ideia da educação e de como ela pode contribuir para formação humana, dando ao homem maior consciência de quem ele é e maior domínio sobre si mesmo”, explica Aline Loureiro.

Saiba mais

Poeta libanês, Gibran (1888-1931) preocupou-se em criar uma obra que gerasse um estado de consciência diferente nas pessoas e que falasse sobre os temais importantes da vida do homem, materializada no famoso livro “O Profeta”.


O livro conta a história de um profeta chamado Al Mustafá, o eleito, que vem da sua terra a uma cidade chamada Orphalese para compartilhar sua sabedoria com as pessoas. Após 12 anos sem que ninguém lhe desse ouvidos, decide regressar à sua terra natal. Só então, no contraste da perda, os habitantes o cercam e começam a lhe fazer perguntas sobre diversos temas.


É um professor quem lança a pergunta sobre a Educação. “Ninguém vos poderá revelar nada que já não esteja meio adormecido na aurora do vosso conhecimento”, explica o poeta.


O ensino, quando é formativo e não informativo, é como uma escada para ascensão da consciência, torna as pessoas mais humanas e com maior domínio sobre si mesmo.


Na visão filosófica, o professor é aquele que enxerga o que você pode chegar a ser e trabalha para que você também veja. “Mas isso só virá à tona, se ele tiver educado sua própria personalidade para poder eduzir (educar) outra pessoa”, explica Aline.

Serviço

Domingos Filosóficos “A Educação segundo Khalil Gibran”

Data: domingo, 17/04/2016

Horário: 17h

Local: Livraria Cultura (Avenida Dom Luís, 1010, Aldeota – Shopping Varanda Mall)

Mais informações: www.acropole.org.br


Com informações da Nova Acrópole

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here