Na próxima quinta-feira, 27 de março, os aposentados do Instituto de Previdência do Município de Fortaleza (IPM) que integram o projeto “Compartilhando Experiências” participarão da oficina “Somos Todas Marias”, alusiva ao Dia Internacional da Mulher. O encontro acontece a partir das 9h e contará com diversas atividades.


 


A oficina tem como objetivo promover uma maior conscientização sobre os direitos da mulher e contribuir para sua visibilidade na sociedade, promovendo ações de enfrentamento ao preconceito. Neste contexto, será realizada uma palestra sobre a Lei Maria da Penha, esclarecendo sobre os direitos legais das mulheres, e divertidas dinâmicas em relação ao que é ser mulher na sociedade atual.


 


Segundo a equipe do Serviço Social do IPM, todas as atividades ajudarão na discussão e reflexão da posição da mulher na sociedade, fortalecendo a consciência para uma reprodução de valores igualitários e sem distinção de gênero. Ao final da oficina, será construído um painel de figuras de grandes mulheres cearenses que marcaram a história.


 


Atividades


Na ocasião, os idosos terão a oportunidade de praticar atividades físicas, tendo como principais destaques a dança, exercício importante para a saúde do idoso porque envolve socialização, lazer e bem-estar. O educador Vinícius Borges Alcântara fará uma aula com exercícios, dança e Tai Chi Chuan, prática apreciada pela terceira idade no mundo todo. 


 


Compartilhando Experiências 


Fortalecer o que os idosos têm de mais valioso. Essa é a proposta do projeto “Compartilhando Experiências”, idealizado pelo Serviço Social do Instituto de Previdência do Município de Fortaleza (IPM). Com cerca de 50 participantes, a proposta é ouvir o que o público tem a contar, auxiliar no resgate de memórias e atuar também de forma preventiva, por meio da discussão de temas como memória e raciocínio, saúde do idoso, artesanato e economia, atividades físicas e violência contra a mulher. 


 


O projeto iniciou em novembro passado e prossegue até maio de 2014, com oficinas temáticas mensais até o final do período. O IPM Fortaleza possui, até o primeiro semestre de 2013, 8.484 aposentados.


 


De acordo com dados do censo de 2010 do IBGE, o Brasil tem 21 de milhões de habitantes com mais de 60 anos. Essa faixa etária é a que mais cresceu nas últimas décadas, o que promove alterações importantes na estrutura da pirâmide etária brasileira, até então composta por uma população predominantemente jovem.


 


Nesse cenário, apontam as coordenadoras do projeto “Compartilhando Experiências”, as assistentes sociais Niedja Miranda e Soraia Vasconcelos, é necessário desenvolver iniciativas para construir uma reflexão sobre os aspectos inerentes à velhice, tais como o preconceito da sociedade em relação à terceira idade, exclusão social e as possibilidades de fortalecimento da identidade.


 


Serviço


Oficina “Somos todas Marias” 


27 de março, às 9h


Local: Rua Major Facundo, 1361, Centro


Informações: (85) 3252-2689


 


Com informações da equipe do Serviço Social do IPM


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here